Growth Hacking está presente em muitas start-ups e vem ganhando cada vez mais espaço. Se você está pesquisando sobre marketing e empreendedorismo já deve ter visto essa expressão e talvez até ter lido alguns casos de sucesso.
Fique tranquilo! Pois não é só em start-ups ou grandes equipes de marketing que o Growth Hacking tem espaço.
Ele é o motivo pelo qual podemos ver algumas novas startups a cada ano, com taxas de crescimento absurdamente incríveis.
E você vai descobrir neste artigo, tudo o que precisa saber para entender e usar o Growth Hacking a favor da sua empresa. Vamos lá?
É uma estratégia de marketing focada em experimentos. Com o Growth Hacking é possível identificar oportunidades para o sucesso e criar metodologias específicas tendo em vista resultados rápidos para o crescimento escalável da empresa.
Em português, Growth Hacking não tem uma tradução definida e fica bem rude ser literal. Mas isolando as palavras, seria algo como:
Sendo assim, Growth Hacking é a prática de encontrar “gatilhos” que, ao serem acionados, promovem um crescimento acelerado para empresas.
O Growth Hacking está acontecendo há pouco tempo, mas é uma disciplina que possui muita demanda. Afinal, toda empresa precisa de growth hackers (especialistas de marketing que promovem crescimento rápido com o uso da inovação).
Infelizmente essa prática não é tão simples e rápida. Pois, o Growth Hacking se equivale da abordagem científica para identificar esses gatilhos.
Além do conhecimento técnico e de alguns conceitos de Marketing, o growth hacker precisa compreender muito bem os processos, a metodologia de experimentos, a tecnologia e acima de tudo a psicologia do consumidor.
Saber como os consumidores pensam ao longo da jornada de compra, como reagem e pelo que são motivadas é algo fundamental para um growth hacker.
Pois ao entender isso, ele cruza esses dados com seus conhecimentos de Marketing e encontra possíveis gatilhos de crescimento e, com método, experimenta e busca a comprovação de suas hipóteses.
Já existe o cargo de growth hacker e até times bem estruturados de Growth Hacking, isso é geralmente feito dentro da área de Marketing. Mas na realidade o Growth Hacking é mais uma ideologia do que posição hierárquica. Ou seja, qualquer profissional pode e deve implementar essa forma de pensar para obter resultados melhores, grandes e rápidos.
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Ao final de cada ciclo de Growth Hacking, trabalhe sempre visando a melhoria contínua.
Aplique os resultados e identifique os erros a serem corrigidos em um novo projeto.
Sempre pense em obter crescimento. Um ciclo de Growth Hacking pode ser definido como infinito.
Agora você já sabe como fazer seu negócio crescer de forma exponencial. Aplique os conceitos e coloque a mão na massa.
E por falar nisso, conseguiu assimilar todos os pontos? Deixe suas dúvidas nos comentários!
1 Comment
bem interessante, gostei!