É importante criar um site para sua empresa?

A internet transformou o consumo de informações e produtos. Na era digital, as pessoas e empresas se relacionam online, por isso não ter um site é como não existir.

Já prestou atenção que toda vez que você vai consumir algo, você realiza pesquisas sobre aquele produto ou serviço? É bastante comum buscar diversas opções de fornecedores para comparar a preço, qualidade e recomendações.

O seu cliente faz a mesma coisa. Neste exato momento, potenciais clientes estão procurando por seus serviços e produtos na internet. Ele quer conhecer melhor a sua empresa, seus clientes atuais e buscar mais informações sobre a sua solução.

Responda com sinceridade: a sua empresa já marca  presença na internet? Eu imagino que você tenha dúvidas sobre o tamanho da importância de criar um site pra o seu negócio.

Por essa razão,  vou compartilhar com você algumas dicas para ter um site institucional que gera resultados, independente do nicho em que você esteja. Vamos lá?

O que é um site institucional?

Um website focado em contar a história do seu negócio. Normalmente, composto pelas páginas: Início, Quem somos, Clientes, Serviços/Produtos e Contato.

Tenha em mente que não basta colocar frases soltas e imagens sem qualidade. Seu alvo deve deve ser criar conteúdo suficiente para envolver o visitante  e provar que sua empresa é a opção mais adequada para ele.

Você deve caprichar nos detalhes. Usar fotos profissionais, textos focados em palavras-chave e resolver algumas dúvidas básicas de forma profunda e rica.

Dessa forma, além de auxiliar o potencial cliente, possivelmente, seu domínio será apontado pelo Google como respostas em algumas pesquisas.

É importante ter um site?

Atualmente, é extremamente importante ter um site, pois ele fornece autoridade online. Ser reconhecido como o melhor no seu mercado pode trazer bons resultados de visibilidade para sua marca e também pode gerar vendas ao atrair mais possíveis clientes.

Por isso, não se esqueça de expor as avaliações e depoimentos de seus clientes atuais. Conte também todas as informações da sua solução, do seu atendimento e da sua equipe.

Pessoas costumam comprar online, mas amam se conectar com pessoas. Por essa razão, seu setor de atendimento ao cliente deve ser impecável e suas redes sociais precisam ser atualizadas e monitoradas.

E lembre-se também do SEO para otimizar o seu site para os mecanismos de busca, separei aqui embaixo os pontos principais:

  • Foque em responder as dúvidas dos visitantes;
  • Não copie conteúdos de outros sites;
  • Use títulos em H1, intertítulos em H2;
  • Crie o alt text de suas imagens;
  • Crie a meta-descrição do seu site;
  • Tenha foco em uma palavra-chave head ou long tail;
  • Atraia backlinks (é importante citarem seu site com o link – são essas referências que realmente constroem a sua autoridade.).

Sites que geram resultados

Conheça as 3 principais características de um site que gera resultados. Essas estratégias são essenciais, afinal sem elas é quase impossível conseguir boa colocação no Google e conversões para seu site. Confira:

Responsividade: seu site deve se adaptar em qualquer tamanho de dispositivo, principalmente em celulares, já que mais de 80% do tráfego da maioria dos sites são feitos a partir dos dispositivos móveis.

Antes de aprovar a finalização do seu site, dê uma boa olhada em todos os detalhes e perceba como a navegabilidade pode ser melhor. Além disso, contrate um tester para fazer essa análise profissionalmente.

Conteúdo: Eu mencionei logo acima, é impossível alcançar boas posições no ranking sem fornecer informações suficientes para sanar todas as dúvidas do seu visitante. Por isso, invista em fotos, vídeos e textos de qualidade.

Chamadas para ação (CTA’s): esse é um ponto crítico, pois quase todo mundo esquece dessa característica. Mas é extremamente importante conduzir seu leitor a uma tomada de decisão: ligue agora, envie um e-mail, solicite um orçamento, inscreva-se na nossa newsletter etc.

Independente do tipo da chamada pra ação seu site precisa explorar essa ferramenta e tê-las em todas as páginas!

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Crie seu site

Já pensou no que você deve fazer para construir seu site do absoluto zero?

Hoje em dia, existem algumas plataformas que permitem que você mesmo monte seu site, aí da sua casa. Entre elas estão o Google, WIX e o WordPress, que podem te ajudar a ter algo profissional sem precisar investir muito. Tem a versão grátis e a paga.

Reserve um tempo pra ver quais pontos são interessantes em cada plano. E se você não souber manusear nas plataformas, no YouTube você encontra vários vídeos com tutoriais de como você pode usar cada plataforma com explicações bem fáceis.

Checklist

Não é um bicho de sete cabeças, mas necessita de muita atenção, criatividade e comprometimento. Com dedicação e planejamento é possível criar um site, mesmo sendo leigo no assunto. Veja abaixo:

01.  Defina o seu objetivo

Seu website deve surgir a partir de uma estratégia. Antes era muito comum você ver sites institucionais com o teor autoafirmativo: eu faço, eu sou, esses são os meus clientes etc.

Mas devido à evolução do consumo de informação o conteúdo de um site que gera resultados deve ser direcionado para o fechamento de negócios, ou como o Google prefere: conversões.

Aqui estão alguns exemplos: venda de produtos, preenchimento de formulários, assinatura de newsletters, download de materiais etc.

02. Liste as seções do seu site

Toda a construção de conteúdo é de sua inteira responsabilidade, afinal você deve transmitir a missão do seu negócio para o mundo. E por mais que você não seja bom em redação, faça a estratégia e passe para alguém corrigir.

Não existe ninguém melhor para falar do seu negócio e da sua solução do que você e seu time! Desenhe um mapa mental do seu site, defina quais serão as seções do menu e  as subpáginas.

03. Crie o conteúdo

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Mas tome alguns cuidados, deixe seu conteúdo fácil e bom de ser consumido, ou seja aplique a escaneabilidade.

Para isso faça parágrafos curtos, use subtítulos,  escolha uma palavra-chave e use-a de forma espontânea, conte histórias com início, meio e fim.

Crie uma linha editorial, essa será a forma oficial da sua empresa se comunicar, para isso pense se seu público aceita informalidade ou se exige uma linguagem mais culta. Isso mesmo! Toda a criação do seu site deve ser baseada na experiência do usuário.

04. Compre imagens

Use imagens profissionais, mesmo se não tiver orçamento para contratar um fotógrafo profissional.

Sabia que existem bancos de imagens de excelente qualidade com um preço baixo?

Você pode obter gratuitamente algumas fotos muito boas, e ainda comprar outras com um baixo investimento. Consulte nos links abaixo:

Imagens Grátis: http://br.freepik.com/

Ícones Grátis: https://www.flaticon.com/authors

Imagens pagas: http://www.istockphoto.com/br

05. Atenção! Parte técnica

Os outros 4 itens acima dependem exclusivamente de você, é a sua marca impressa, são os seus valores. Portanto, participe de todo o processo de criação.

Mas neste último tópico você tem a opção de quebrar a cabeça e colocar a mão na massa  lendo os tutoriais ou contratar um profissional que faça isso pra você de forma mais rápida e eficiente.

De toda forma, preparei um checklist com as ações da parte técnica para colocar o seu site no ar, caso você escolha fazer por conta própria:

Registrar o domínio

Custa muito pouco e basta acessar o link : https://registro.br/

Hospedar o site

Existem alguns serviços de hospedagens bons, um que possui o custo-benefício ótimo é o Hostgator.

Defina o construtor de sites

Pelo Hostgator, você pode também configurar o WordPress.

Inclua o conteúdo:

Na ferramenta de edição do WordPress você pode instalar um template, instalar o plug-in de checkout de forma de pagamento e configurar as páginas.

Otimize o site para SEO

Como já falei aqui no blog são mais de 200 fatores de rankeamento no Google, mas a última atualização do algoritmo está considerando muito mais o item experiência do usuário;

Teste a navegabilidade em múltiplas plataformas

Antes de colocar no ar, realize testes de todos os links, formulários, páginas e em diferentes dispositivos: celular, computador, notebook etc.

Coloque no ar e divulgue

Se tudo correu bem no teste? Esta é a hora de divulgar seu site. Use o impulsionamento “divulgar site no Facebook” ou ainda crie a campanha  “gerar tráfego”.

Aprendeu como é importante ter seu site? Você viu também como criar o seu por conta própria ou contratar um técnico.

Não importa qual decisão você tome, o que você não pode fazer é continuar a não existir no mundo dos negócios digitais.

Este conteúdo te ajudou? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários!

Lucas Corrêa
Lucas Corrêa
Head of Marketing, Professor nos cursos de Administração e Marketing. Apaixonado por sua Família e Mídias Digitais.

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