“Minha publicação teve 10 mil likes” ou “Nossa, olha como o engajamento dessa publicação foi alto, veja quantos comentários!” Com certeza você já deve ter ouvido alguma pessoa comemorar que alguma publicação nas redes sociais foi bem-sucedida por causa da quantidade de likes ou comentários orgânicos. Mas qual dos dois dados é realmente importante para verificar o desempenho dos seus perfis?
Antes de tudo você deve entender que a presença no meio online é fundamental para o sucesso do seu negócio. Se for uma loja física, estar no meio online é fundamental para atingir mais clientes e fazer uma divulgação mais ampla independente da região onde a sua loja fique. Agora, se você tiver um e-commerce, fortalecer a sua presença online é sinônimo de vendas, o que quer dizer mais lucro.
Além disso, estar presente no mundo digital tem um custo-benefício ainda maior do que a divulgação no meio offline. Um exemplo está no que diz respeito ao Marketing. No tradicional, outdoors e propagandas em meios como televisão e rádio são usadas. Apesar de impactar o público, esses recursos são caros e muitas vezes atingem apenas pessoas de determinada região e que passem por determinado local.
Agora, no meio digital, você pode estar presente a todo momento, seja através de blogs, redes sociais ou mídia online, e atingir um número maior de pessoas independente de onde ela esteja, já que essas estratégias estão disponíveis 24 horas por dia. Nada de anúncios chatos e insistentes, pois usando todos de forma certa é possível ter ótimos resultados.
No caso das redes sociais, você deve entender que são diversas estratégias envolvidas e que dão o resultado que espera, que são as vendas. Você deve investir em conteúdo, essencial para atrair e reter os usuários nos perfis da sua empresa. Mas nada de básico, pois o que fica na memória são informações que realmente agreguem valor ao seu cliente.
Por isso que antes de tudo é importante você estabelecer uma persona. Através de dados e informações, você consegue ter um noção clara da pessoa que vai direcionar a mensagem. Além disso, vai ter uma ideia de onde deve estar presente e o tom de voz que vai conseguir chamar a atenção dessa pessoa.
Pense que as redes sociais servem para que as marcas se comuniquem com os clientes e tenham uma relação constante com eles. Se a empresa não souber para quem falar, como falar e o que dizer, vai ser um desperdício de tempo e de esforço que terá. Então antes de tudo saiba qual é a sua persona.
Mas voltando a falar do conteúdo das redes sociais, chegou a hora de falar da constância das publicações. Essa regularidade é importante para trazer resultados no desempenho da sua página nas redes sociais. Nada de exagerar na dose e publicar um post a cada hora mas também nada de publicar uma vez a cada mês.
Uma dica é criar um calendário editorial, para que você se organize e realmente coloque em prática os conteúdos que você planejou. E por falar nisso, a escolha dos materiais publicados é importante para o resultado deles. Por isso, invista em fotos de qualidade, vídeos e outras estratégias para não deixar a sua página com “a mesma cara”, fazendo com que o usuário perca o interesse em acompanhar o que você posta.
Mas agora voltando ao tema do texto de hoje, qual é o mais importante para conferir a performance de uma publicação: likes ou comentários? A resposta é que depende do objetivo que você tenha com determinado post.
Por exemplo, se você quer o seu conteúdo tenha um bom alcance orgânico, talvez se os usuários marcassem algum amigo ou conhecido seja importante. Esse tipo de post traz resultado de forma espontânea, pois a pessoa automaticamente lembra de outra e assim possa trazer mais um possível lead para a página da sua loja.
Isso sem falar que os comentários podem te ajudar ainda no SAC ou desenvolvimento de produtos. Através dos feedbacks dos usuários, você consegue descobrir qual produto pode lançar, qual novidade é a mais esperada, como funciona o seu serviço, caso seja um e-commerce e muito mais. Sabendo como utilizar, você consegue usar os comentários à seu favor e também do seu negócio.
Já os likes são um tipo de métrica que muitas pessoas focam, mas nem sempre isso representa um bom desempenho da sua publicação. Por exemplo, se você quer que os usuários cliquem em um link. Mesmo que a publicação tenha mais de mil likes, o seu objetivo era que as pessoas clicassem no link, que só teve 3 cliques. Então isso quer dizer que a publicação teve um bom ou um mau resultado?
A cada dia as redes sociais oferecem novas formas de você divulgar o seu conteúdo e atrair mais usuários para o seu negócio. Pode apostar em Stories, que são conteúdos disponíveis para os fãs da sua página por 24 horas apenas.
Pode ainda investir em Lives, nas quais você pode gravar ao vivo algum evento ou ocasião especial. Esses dois exemplos que acabamos de falar podem dar muitos resultados para aumentar o alcance e engajamento da sua página.
Mas atenção: nada de realizar nenhum dos dois com exagero, pois da mesma forma que podem trazer bons índices para você, podem também fazer com que os usuários percam o interesse no conteúdo que postar.
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Independente do que você fará, as redes sociais não trazem resultados sozinhas. Você deve sempre ficar atento às novidades e como usar isso a seu favor. Nada publicar hoje e não acompanhar a evolução do mercado. Além disso, acompanhe o resultado das suas ações nas redes sociais.
Seja uma campanha ou uma publicação, veja qual o desempenho de cada post durante determinado período. Assim você descobre no que pode investir e no que deve melhorar para atingir o resultado que espera.
E então, viu como o bom desempenho não se resume à likes ou comentários? Estabeleça objetivos e assim crie publicações que realmente te façam atingir essa meta. E se quiser ver mais temas como esse, sugira temas nos comentários e acompanhe o nosso blog.