Uma Buyer Persona, também chamada somente de Persona, é um arquétipo de cliente que consome seu produto ou serviço utilizado para guiar a segmentação de público de modo a impactar quem tem mais afinidade com seu conteúdo ou com seu anúncio.
Uma confusão comum que ocorre na hora de traçar estratégias de marketing digital é achar que Buyer Persona é o mesmo que público-alvo. Na verdade, uma Buyer Persona tem as características de uma pessoa real que se encaixa dentro de um determinado público-alvo.
Em outras palavras, o público-alvo tem características muito mais amplas, como região onde vive, sexo, faixa etária de renda mensal etc. Por outro lado, podemos citar como exemplos de Buyer Persona alguém com características bem definidas, como o Antônio, de 34 anos, casado, sem filhos, que mora na cidade de Campinas-SP, é analista de marketing, pratica exercícios regularmente, nas férias costuma viajar para o nordeste com a família… A lista de características é bastante extensa, e quanto mais específica ela for, melhor para direcionar as estratégias de marketing.
Como criar uma Buyer Persona?
1. Faça as perguntas certas
Quem é o minha Buyer Persona? Como se comporta? Onde vive? Quais são seus hábitos de consumo? Lembre-se, a chave do sucesso está nos detalhes!
2. Descubra o problema do cliente
Saber quais demandas a sua Buyer Persona tem é essencial para direcionar soluções a ela. Procure observar as demandas que seus atuais clientes têm para então identificar pontos em comum.
3. Identifique o objetivo do cliente
Procure encontrar pontos de contato entre o que o cliente procura e o que o seu produto ou serviço oferece.
4. Reúna e descarte informações
No processo de construção do seu Buyer Persona, convém focar nas características que são mais relevantes para o seu negócio e descartar informações que não farão a diferença para suas estratégias.
5. Entenda como você pode ajudá-lo
Não basta conhecer as demandas da sua Persona se não souber como atendê-las. Sim, você precisa conhecer suas preferências e o motivo pelo qual ele precisa do seu conteúdo e/ou produto.
6. Descreva o perfil da sua Buyer Persona
Após reunir todas as características e informações relevantes sobre sua Buyer Persona chegou a hora de pôr no papel e dar vida a ela.
7. Compartilhe o resultado
Sua equipe deve compreender profundamente o arquétipo do seu cliente. Isso permite que a comunicação seja mais assertiva com base nesse perfil. Uma Buyer Persona é uma ferramenta de integração de marketing e vendas poderosa!
Quer ajuda para construir as Personas do seu negócio? Nossa equipe poderá te guiar nessa concepção e ainda mostrar como fazer bom uso dessa ferramenta fundamental para assertividade na segmentação de público. Entre em contato agora mesmo e ganhe o mundo digital!