Todas as empresas que estão presentes no universo digital já devem ter ouvido falar em leads, afinal, eles são parte vital das estratégias de marketing digital. Por isso, o objetivo deste texto é esclarecer alguns pontos importantes sobre o que são os Leads e o papel deles para o seu negócio, para que você esteja sempre alinhado com o marketing.
O que são Leads?
De forma bem resumida, os leads são pessoas que possivelmente tenham interesse em consumir seus produtos e serviços e que, em algum momento de sua jornada de compra na internet, forneceram seu contato em troca de algo fornecido pela empresa. Um exemplo para ilustrar: Um guitarrista que baixa um e-book com cifras do seu site que vende instrumentos musicais e para isso faz um cadastro, iniciando um relacionamento com a sua marca.
Por que preciso gerar leads?
Cada consumidor passa por um processo chamado de “jornada de compra do cliente”, que é todo o caminho percorrido por ele desde o primeiro contato com a sua marca até o pós-venda. Uma das etapas dessa jornada é quando a sua empresa captura a atenção do consumidor que estava on-line e em determinado momento se viu interessado pela sua marca. Esse é o momento em que ele passa a ser um Lead.
Para vender mais, sua equipe de vendas e de marketing precisam desenhar estratégias (funil de vendas) que estejam alinhadas com cada etapa desta jornada. O marketing fica responsável pelas etapas iniciais do funil e a equipe de vendas e atendimento pelas etapas finais. Para saber mais como funciona cada etapa da jornada do cliente e do funil de vendas clique aqui.
É possível concluir, então, que é necessário gerar leads por que a sua marca precisa construir um relacionamento com pessoas que tenham demonstrado interesse por ela e porque antes de o consumidor se tornar o seu cliente, ele muito provavelmente passará por essa etapa.
Como pode ver, vender na internet é muito mais do que apenas anunciar um produto ou serviço, é necessário construir relacionamentos, ganhar confiança e ser uma marca bem posicionada e que conversa diretamente com seu público.
Como gerar e nutrir Leads?
Ora, se um lead é alguém que entra em contato com a sua empresa e registra o seu interesse, não é difícil entender que para gerar Leads é preciso captar a atenção de modo que o potencial cliente forneça seus dados iniciando um relacionamento com a sua marca.
E tem mais! A partir do momento em que a sua empresa possui esses dados valiosos, é hora de entender o que fazer com eles para nutrir o interesse do lead até que ele venha a se tornar um cliente.
Como fazer isso? Com estratégias de Inbound Marketing! É primordial educar e informar o lead sobre o seu produto ou serviço e como ele faz a diferença em sua vida. Esse relacionamento gera a percepção de que você se importa com aquele consumidor e que está disposto a resolver os seus problemas. Além disso, provar ser uma autoridade dentro do seu ramo de atuação garante que a sua empresa esteja sempre presente nas decisões de compra.
Mas não se preocupe se você não souber exatamente qual é a melhor estratégia de Inbound Marketing para a sua empresa! É por isso que a Link existe e atua no marketing digital de maneira tão efetiva para os seus clientes. Nós podemos te ajudar a ter a melhor estratégia para o seu negócio. Então clique aqui e obtenha um diagnóstico especializado em marketing digital.