A sigla LGPD tem sido muito citada nos últimos meses e diz respeito à Lei Geral de Proteção de Dados. Para quem é leigo no assunto, essa lei é fundamental para garantir a integridade de todas as pessoas que estão on-line.
Ocorre que, nesse ambiente digital, nossos dados são frequentemente coletados, guardados e compartilhados. Mas como é de conhecimento geral, ao longo do tempo, escândalos de vazamento de dados por parte de empresas deixaram muitos consumidores extremamente receosos em relação ao fornecimento de dados na internet.
Assim, identificou-se a necessidade de medidas que protegem os consumidores e oferecem um ambiente seguro para a troca de informações entre empresas e clientes.
Como a LGPD impacta meu negócio?
A LGPD já está mudando a realidade das empresas que fazem tratamento de dados ou que coletam informações de clientes, a começar pelo fato de que elas terão que se adequar. A LGPD entrou em vigor em setembro de 2020 e, a partir de então, já está contando o prazo de 18 meses para adequação.
Essa adequação basicamente consiste em reforçar a segurança dos dados, dando mais segurança ao cliente na hora de fornecê-los e também aumentando a credibilidade da empresa.
Assim, será necessário ter um departamento dentro da sua empresa para gerenciar o tratamento dos dados coletados. Será necessário mapear dados, revisar políticas de segurança de dados, investir em TI para criar ambientes que garantam a segurança da informação, e ainda revisar contratos.
Sabemos que todo esse processo de adequação pode ser custoso e muito mais trabalhoso. Por isso, a Link agora oferece esse serviço de adequação com profissionais especializados para que você não precise realizar todas as etapas desse processo. Entre em contato conosco e obtenha esse suporte para adequar a sua empresa à LGPD.