Todas as empresas que começam a investir em Inbound Marketing em algum momento vão se deparar com os termos “jornada do cliente” e “funil de vendas”. Essas duas ferramentas são essenciais para que os profissionais de marketing e vendas consigam alimentar o público certo com conteúdos relevantes até chegar ao momento da venda.
De modo geral, a jornada do cliente deve trabalhar em paralelo com o funil de vendas. Esse alinhamento é o que garante que os leads se tornem clientes. Recomendamos a leitura do passo a passo, como criar um funil de vendas que dialogue com cada etapa da jornada do cliente, onde ilustramos cada etapa do funil de vendas e da jornada do cliente.
Neste texto vamos focar na importância dessas ferramentas para o Inbound Marketing.
O funil de vendas, como o próprio nome sugere, vai segmentando um público maior até chegar nas pessoas que comprarão determinado produto ou serviço. Em outras palavras, dentro de um mundo de usuários que estão na internet, o funil permite captar o público que tem interesse pelo que você vende e nutri-lo com informação para que ele possa se tornar um cliente.
Assim, é possível concluir que o cliente não é apenas uma pessoa que faz uma compra. Ele é uma pessoa com interesses, com um determinado perfil, que normalmente pesquisa antes de tomar uma decisão de compra. E é justamente nesse processo que as empresas com estratégias de Inbound Marketing se destacam.
Não é difícil fazermos um exercício de imaginar imenso número de pessoas que acessam a internet todos os dias. Quais são as chances de alguém que possa ter real interesse pelo seu produto ou serviço ter contato com a sua marca hoje? Se a resposta for “poucas”, é um sinal claro de que a sua empresa precisa de uma estratégia de Inbound Marketing.
Portanto, mapear a jornada de compra do seu cliente permite fazer com que a sua marca seja vista por mais pessoas. E mais que isso, permite fornecer conteúdo relevante, que desperte identidade nesse consumidor e faça com que ele passe a considerar seu produto em suas decisões de compra.
Agora que você já entendeu a importância dessas duas ferramentas de inbound marketing, que tal começar por elas para traçar sua estratégia?
Primeiramente, é necessário mapear a jornada de compra do seu cliente. Para isso, utilize o perfil que você traçou da sua buyer persona. Conhecendo o perfil do seu cliente fica mais fácil saber sobre seus hábitos de compra.
Defina cada etapa da jornada de compra e estabeleça quais pontos foram mais importantes para que a pessoa que teve contato com a sua marca pela primeira vez se tornasse um lead e posteriormente um cliente. Esses pontos vão indicar a transição dos clientes para cada etapa da jornada.
Depois, com a jornada do cliente mapeada e bem definida, é hora de traçar estratégias para a sua equipe de vendas, o chamado funil de vendas. Vale lembrar que essa estratégia deve estar aparelhada à jornada de compras, afinal, um erro muito comum é fazer o funil de vendas sem levar em conta o caminho que o cliente percorre até chegar à compra.
Ao pensar no seu funil de vendas, leve sempre em consideração o relacionamento com o seu cliente, pois ele irá gerar muitas oportunidades. Além disso, não se esqueça também dos gatilhos que farão com que seu cliente avance as etapas do funil.
Por fim, um dos fatores de sucesso das empresas é entender que o relacionamento com o cliente não termina com a venda. Essa estratégia é chamada de “funil estendido”, que podemos definir como uma quarta etapa do funil, na qual é possível obter feedbacks sobre sua marca e sobre seu produto e ainda continuar a construir um relacionamento com seu cliente.
Não se esqueça, boas experiências, do início ao fim, aumentam muito as chances de esse cliente se fidelizar à sua empresa.
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