Alerta: Se você investe em Facebook Ads saiba que o comportamento dos anúncios está diferente no iOS 14, sistema operacional dos aparelhos Apple. Por isso, este conteúdo é muito importante para quem deseja saber o que mudou com a atualização.
Primeiramente, para entender esta mudança é preciso saber como funciona o pixel do Facebook. Essa ferramenta serve para captar ações de uma pessoa em determinado site e enviar esses dados para o Facebook. Ela também serve para mensurar dados das suas campanhas de Facebook Ads de modo a trazer melhores resultados, entregando seu conteúdo para pessoas que tenham grandes chances de se interessar pelo seu produto ou serviço.
E é exatamente no pixel que a atualização 14 do iOS gera impactos negativos. Isso porque, quando os usuários da Apple fazem a atualização do sistema têm a opção de não autorizar o trackeamento de dados. Assim, o Facebook não saberá mais quando alguém visitar algum produto em determinado site.
Em outras palavras, sabe quando você entra em algum site e clica para ver um produto de seu interesse e mesmo após fechar a página esse produto segue aparecendo para você nas redes sociais? É exatamente isso que o iOS 14 inibe.
Deste modo, é correto afirmar que o iOS 14 deu um banho de água fria em quem possui e-commerce e depende do impacto que esses anúncios têm na decisão de uma compra on-line.
Sim, a notícia do novo mecanismo de privacidade do iOS 14 pode assustar os anunciantes em um primeiro momento. No entanto, vamos te dar um bom motivo para não se preocupar tanto. É que no Brasil, 9 em cada 10 pessoas utilizam aparelhos com sistema operacional Android, segundo pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria global Bain & Company, em 2020.
Outra notícia animadora é que mesmo o pequeno percentual de usuários de aparelhos Apple não possui acesso ao iOS 14, que é disponibilizado apenas para modelos mais novos. Além disso, o que torna o cenário ainda mais animador é que nem todos os usuários do iOS 14 irão bloquear o trackeamento de dados. Ou seja, uma quantidade muito pequena de usuários utilizará essa função.
É importante observar que a Apple está investindo fortemente em proteção de dados dos seus usuários, o que já era um dos diferenciais da marca, especialmente em um momento de transformação nas políticas de armazenamento de dados, com a LGPD.
Desse modo, convém observar que as ações que visam proteção de dados irão impor uma série de adaptações às estratégias de marketing digital nos próximos anos. Por isso, gostaríamos de propor uma reflexão: Sua empresa estará preparada para essas mudanças? Este é um bom momento para deixar que uma agência especialista em marketing digital cuide das suas estratégias sem impactos negativos no seu negócio. Fale com a nossa equipe!