Com a evolução dos hábitos de consumo dos clientes, hoje em dia não basta entregar um bom produto ou serviço. É necessário ter uma imagem de marca que crie pontos de afinidade com os clientes. Nesse sentido, o marketing de conteúdo se tornou fundamental para as marcas.
Existe um imenso universo de consumidores navegando na internet todos os dias. Então, compreender que apenas uma parcela deles será atraída pelo seu produto ou serviço é essencial. E como atrair essa parcela de público qualificado para a minha marca? Conteúdo é a resposta!
Os consumidores estão vacinados contra a grande quantidade de publicidade que recebem diariamente ao acessar a internet. Nesse sentido, não adianta mostrar o produto e o preço e esperar que o consumidor tome a decisão de compra sozinho. É necessário entregar valor e construir um relacionamento com ele.
Por isso, um bom conteúdo, que gere valor para o público-alvo da empresa, decerto irá despertar a atenção desses consumidores para a sua marca, gerando engajamento. Além disso, entregar um conteúdo de qualidade que esteja associado ao produto ou serviço torna a marca uma referência no assunto, o que gera confiança.
A frequência com que a marca alimenta seus leads, isto é, seu público qualificado, com conteúdo determina a profundidade do relacionamento deles com a empresa. Clientes engajados, que se sentem acolhidos pela marca e que se identificam com tudo que a marca defende, são aqueles que fazem o chamado boca a boca.
Ter clientes que consomem e recomendam a marca é o sonho de toda empresa que investe em marketing. Para se ter ideia do quanto isso é importante, lembre-se de quantas pesquisas de satisfação você já respondeu que perguntavam a probabilidade de você indicar a empresa para outras pessoas. Existe inclusive um índice, chamado NPS, que mede o nível de satisfação do cliente pela probabilidade de ele indicar a marca.
O trabalho de construção de imagem da marca proposto pelo marketing de conteúdo resulta também num aumento de vendas. Isso porque o conteúdo relevante tem o poder de atrair pessoas, aumentando o fluxo no seu site e nas redes sociais, o que contribui muito para a tomada de decisão de compra.
Outro ponto importante é que, uma vez que a confiança na marca aumenta, as chances de compra e recompra são muito maiores, afinal os consumidores também procuram esse valor intangível que a marca entrega ao adquirirem um produto ou serviço.
A produção de conteúdo, porém, demanda tempo, pois é necessário ter claras as definições de público-alvo e também conhecer suas preferências. Por isso, contratar uma agência especializada em estratégias digitais e posicionamento de marca pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Entre em contato conosco e receba um diagnóstico digital.