Com o grande volume de empresas competindo por um espaço na primeira página da busca Google, ter sucesso em uma campanha de ads está cada vez mais difícil. Contudo, existem alguns erros primários que podem estar matando suas campanhas já no momento do planejamento. A seguir, listamos 4 motivos pelos quais suas campanhas de Google Ads não estão gerando bons resultados. Atente-se para não cometer esses erros!
A ferramenta de anúncios do Google permite fazer diversos tipos de segmentação para encontrar, no meio de um mundo de usuários, aqueles que possuem maior probabilidade de se interessarem pelo seu negócio. Se ao planejar sua campanha você não estabelece nenhum tipo de segmentação, é como atirar uma flecha no escuro com a pretensão de atingir o alvo.
Em outras palavras, é necessário informar ao Google quais são as características do público que você quer atingir para que a inteligência artificial utilize esses dados para entregar seu anúncio a elas. Por exemplo, de que adianta criar um anúncio para divulgar um restaurante localizado na cidade de São Paulo sem segmentar por geolocalização? A pessoa que mora no Acre e visualizar seu anúncio, ainda que fique interessada, dificilmente conseguirá se tornar cliente desse estabelecimento.
Quem já utilizou a busca Google sabe que a ferramenta opera por palavras-chave. Isso quer dizer que os resultados que serão exibidos no buscador levam em conta quais foram as palavras que o usuário digitou. Ao estruturar uma campanha de Ads, a escolha das palavras-chaves é um fator de sucesso ou fracasso da estratégia.
O fato é que não basta escolher palavras-chave que tenham a ver com seu negócio, também é necessário preencher corretamente as correspondências oferecidas pelo Google para evitar ambiguidades. Categorizar as palavras-chave é o que vai determinar a precisão na entrega do anúncio pelo Google. Assim, quem deixa de fazê-lo, pode estar jogando dinheiro fora além de ter uma campanha de Google Ads que não gera bons resultados.
Igualmente importante é utilizar as palavras-chave negativas. Negativar palavras na busca evita que pessoas cometam o equívoco de clicar no seu link, gastando o dinheiro destinado à campanha.
É importantíssimo ressaltar que o fato de colocar uma campanha no ar não significa que ela esteja pronta. É mais comum do que se possa imaginar que as empresas criem uma campanha com um único anúncio, selecionem algumas palavras-chaves e a deixem solta, como se o trabalho já tivesse sido feito.
Existem muitas técnicas para criar campanhas de Google Ads que gerem bons resultados. Uma delas, por exemplo, é criar mais de um anúncio dentro da campanha com características diferentes para mensurar qual traz melhores resultados.
E por falar em mensurar, toda campanha deve ser acompanhada em tempo real. Isso porque é impossível fazer a campanha perfeita logo em sua estruturação. É preciso ter métricas para acompanhar o que gera melhores resultados e interromper o que não está funcionando.
Além disso, é preciso saber se os cliques em sua campanha estão de fato gerando vendas. Caso contrário, de nada adianta fazer anúncios se eles não forem convertidos em lucro para a empresa. Assim, métricas como Custo Por Lead, ROI e outras são fundamentais para serem acompanhadas durante as campanhas de Ads.
Uma característica mais importante do ambiente digital é que ele muda com uma velocidade assustadora. Assim, as técnicas para rodar boas campanhas na internet estão constantemente sendo atualizadas, permitindo segmentações cada vez mais específicas.
Porém, como vimos, não é só o conhecimento que promove boas campanhas. Além de ter profissionais que sejam especializados em marketing digital, é necessário ter também uma equipe que monitore essas campanhas para garantir melhores resultados.
Além disso, é importante conhecer bem o trabalho da agência antes de contratá-la, porque para esse tipo de estratégia gerar bons resultados é necessário que os profissionais que irão atender a sua empresa conheçam profundamente o seu público e ofereçam uma estratégia personalizada.
Então, se a sua empresa não possui um time de marketing que possa fazer com que suas campanhas de Google Ads gerem bons resultados, conheça as estratégias de marketing digital da Linkideia, uma agência certificada pelo Google. Entre em contato agora mesmo com a Linkideia para ter uma estratégia digital personalizada para a sua empresa.