Uma euforia tem tomado conta do mercado. Após um ano e meio de confinamento, as notícias sobre novas e mais vacinas chegando animam os empresários, que sonham em retomar o crescimento dos seus negócios. Porém, os efeitos provocados pela pandemia mudaram os modos de consumo para sempre. Então, confira as mudanças esperadas na jornada de compras pós-pandemia e aproveite este momento para adaptar seu negócio.
A crise econômica proveniente da crise de saúde fez com que as pessoas repensassem suas compras. A compra por impulso diminuiu muito, até pelo fato de os consumidores não estarem em contato direto com o comércio físico.
Outra mudança que causou uma revolução no comércio e nos modos de consumo foi a concentração de compras no ambiente digital. A digitalização do comportamento dos consumidores é uma tendência que já existia antes da pandemia, mas esta acelerou o processo.
E não apenas o modo de consumo foi afetado, mas o modo como os consumidores se relacionam com a marca. Nesse cenário, a maioria dos produtos e serviços são descobertos na busca Google e os consumidores passaram a interagir mais com as marcas por meio das redes sociais.
Isso quer dizer que, mais do que nunca, a importância de ter uma presença relevante na internet é o que define o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Além disso, passou a ser ainda mais necessário ter bons conteúdos capazes de aprofundar o conhecimento dos cientes acerca dos seus produtos. Ora, uma vez que o único meio de contato passou a ser o digital, o conteúdo que esclareça dúvidas é primordial.
Por fim, outra facilidade trazida por essa nova forma de consumir é a rápida comparação de preços. Se antes o cliente precisava se deslocar de uma loja a outra, hoje ele possui sites que fazem um compilado e apresentam as melhores oportunidades. Por isso é ainda mais necessário estar sempre atento à concorrência e ter a melhor estratégia de marketing.
Omnichannel – Esta é uma tendência que continuará crescendo nos próximos anos. Os clientes pesquisam praticamente tudo no Google, mas a internet ainda não consegue substituir a experiência oferecida pelo presencial. Assim, é preciso ter presença nos dois ambientes.
Acompanhamento da jornada de compra – Agora, mais do que nunca, é importante oferecer suporte para os clientes durante toda a jornada de compra. Afinal, ficou ainda mais fácil perder clientes por problemas com o pagamento, falta de estoque, atendimento e pós-vendas.
Investimento em marketing digital – Em um ambiente altamente competitivo, como o digital, é necessário possuir boas plataformas de venda e atendimento. Igualmente importante é ter uma equipe de marketing que faça seu produto chegar ao conhecimento do consumidor.
A conclusão que se tira de todas essas mudanças comportamentais que foram aceleradas pela pandemia é que a internet, daqui pra frente, irá ditar o ritmo dos seus resultados. Mesmo que a sua empresa não possua um e-commerce, as pessoas estarão em busca de contato e informações o tempo todo nos meios digitais.
Por essa razão, é preciso ter profissionais de marketing que identifiquem as preferências do seu público e ofereçam as melhores estratégias para a sua empresa. Para acompanhar a jornada do seu cliente e melhorar seus resultados, fale com a nossa equipe.