A transformação digital é uma realidade que tem revolucionado a forma de vender e divulgar produtos e serviços. O marketing e as vendas são as duas áreas mais afetadas por essa transformação. Hoje em dia as empresas que não estão na internet possuem cada vez menos espaço no mercado.
A boa notícia é que sua empresa não precisa ser grande para começar a investir em marketing digital. Empresas pequenas ou mesmo estreantes podem ter pequenas ações de marketing digital para divulgar seu negócio. Por isso, confira nossas dicas e comece hoje mesmo!
O primeiro passo e mais importante é planejar. Defina seus objetivos de crescimento nos meios digitais. Depois escolha um canal por onde você deseja divulgar sua empresa: redes sociais, e-mail, blog etc. Uma vez escolhido, é necessário organizar um calendário com pautas para começar a construir conteúdo sobre o que você vende e disponibilizá-lo na internet.
Comece pequeno, divulgando sua página para familiares e amigos. Peça a ajuda deles para compartilharem seus conteúdos para que cheguem para mais pessoas. Esse crescimento orgânico é muito importante para empresas que estão em fase inicial, já que não demanda grandes investimentos.
Produza seus materiais de divulgação bem antes de divulgá-los. Faça fotos, vídeos, textos ou mesmo ilustrações que ajudem a inserir seu produto no mercado. Lembre-se: antes de fechar uma venda o cliente precisa entender os benefícios do seu produto ou serviço na vida dele e cabe a você guiá-lo por esse caminho.
Saber exatamente a pessoa que compra seu produto ou serviço é a chave para o sucesso. Isso permite que você foque seu conteúdo e sua divulgação nessas pessoas que podem se tornar clientes. Divulgar seu negócio para pessoas que não possuem interesse nele é, como se diz no ditado popular, “vender gelo para esquimó”.
Além disso, se você pretende investir algum dinheiro em mídias pagas, saiba que para conseguir uma boa segmentação para o seu anúncio é necessário conhecer pelo menos as características básicas do seu público, como sexo, faixa etária, geolocalização, faixa de renda etc.
Como dito anteriormente, o conteúdo precisa ser relevante para o seu público e deve entregar valor para ele. Por isso, foque no que o seu público mais procura na internet e nos conteúdos que ele mais gosta de consumir.
Conteúdos que esclarecem dúvidas e ajudam as pessoas, por exemplo, além de serem excelentes formas de criar conexão com possíveis clientes, ainda te colocam na posição de autoridade, isto é, de quem mais entende do assunto. Essa percepção por parte do cliente é muito importante no momento da decisão de compra. Em outras palavras, as pessoas compram de quem dá suporte, de quem entende as necessidades delas e de quem tem autoridade no assunto.
O relacionamento não se resume a atender bem no momento da venda. As redes sociais e o e-mail são bons meios para interagir com os clientes, falar sobre sua empresa, contar as novidades. Inclusive essas são boas maneiras de se manter um relacionamento no meio digital até com quem já comprou de você.
É importante estar sempre presente na vida dos clientes e criar esse vínculo. Lembre-se: mesmo que a pessoa não compre de você, ela ainda assim poderá te indicar para outras pessoas. Aposte em uma comunicação humanizada e mostre que você se importa com seus clientes.
Se lembra dos objetivos que você definiu lá no começo, no planejamento? Você precisa acompanhar os resultados das suas ações de marketing digital para saber se eles estão te aproximando deles. Nesse sentido, não basta colocar em prática todas as ações que você planejou. É preciso acompanhar quais deram maior engajamento, quais funcionam melhor para o seu público e para o seu negócio. Isso permite direcionar seus esforços para o que de fato te traz algum retorno, o que potencializa seus resultados.
O crescimento da sua empresa depende diretamente da sua dedicação nas ações de marketing digital. Por isso, caso você não consiga pôr seu plano em prática ou mesmo se precisar de uma ajuda converse com a nossa equipe! Vamos juntos encontrar as melhores maneiras de divulgar o seu negócio.