Aqui no Blog da Linkideia, muitas vezes chamamos a atenção de todos que estão no mercado sobre a mudança no comportamento de compra e como ela afeta de diversas maneiras o seu negócio. O consumidor de hoje é muito diferente do consumidor de décadas atrás. A evolução da tecnologia tornou os consumidores muito mais atentos, com mais informação e mais capacitados para tomar boas decisões de compras.
Para ilustrar melhor esta mudança, vamos citar um exemplo de uma dona de casa que na década de 80 comprava uma marca X de sabão em pó. Sua decisão era influenciada pelo hábito de compra, pelas poucas opções disponíveis no mercado, e por alguma recomendação dada por outra pessoa. Quando muito, a dona de casa via a propaganda na TV desse sabão em pó.
Com a chegada da internet, no entanto, essa mesma dona de casa começou a receber conteúdos que mostram as vantagens e diferenciais dos sabões Y, N, Z. As empresas têm interesse em vender para essa consumidora, mas sabem que precisam fazê-la entender os benefícios do seu produto para tanto. Portanto, as empresas já entenderam que é preciso educar os clientes acerca de seus produtos para que eles acertem na compra daquele que melhor atende às suas necessidades.
Do mesmo modo, se antes as reclamações dos clientes ficavam confinadas nos SACs das empresas, hoje com as redes sociais qualquer pessoa pode ler as opiniões e problemas que os clientes tiveram com a marca. Por isso, ter um relacionamento com os clientes e boa resolução de problema é fundamental.
Se a internet foi um fator que impulsionou a mudança no comportamento de compra, é importante frisar que ter uma estratégia de marketing digital tornou-se fundamental. É necessário conhecer as características do público do seu negócio e tudo que motiva o consumo dele para conseguir antecipar tendências de mercado.
Nesse sentido, uma estratégia de conteúdo aliada a um bom relacionamento são a chave para melhorar os resultados da sua empresa. Os consumidores pesquisam praticamente tudo na internet muito antes de pensar em comprar algo. Por isso, as marcas que souberem entregar o que o consumidor precisa para decidir pela compra têm lugar de destaque garantido.
Agora que você já sabe que precisa lidar com todas essas mudanças no comportamento de compra dos consumidores, o que acha de ter uma estratégia digital personalizada para a sua marca? A internet é um mundo vasto e com muitos concorrentes. Por isso, contratar uma agência especializada em marketing digital garante um lugar de destaque para a sua empresa. Fale com a nossa equipe para saber mais.