O SEO é uma das principais estratégias de marketing digital, pois ela tem o poder de melhorar o ranqueamento do seu site na busca Google. Este é um dos maiores objetivos de todas as empresas que procuram melhorar seus resultados na web. Mas antes de falarmos em resultados, vamos falar mais sobre o SEO.
A sigla SEO vem do inglês Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Segundo dados levantados pela agência de marketing digital Hedgehog Digital em 2020, o Google é a ferramenta de busca mais utilizada pelos brasileiros. Essa pesquisa revela a importância de ter um site alinhado com o algoritmo da busca Google para ser encontrado pelos consumidores brasileiros.
Desse modo, é correto afirmar que a estratégia de SEO é capaz de posicionar o seu site nos primeiros lugares da busca Google. É dessa maneira que a estratégia de SEO pode melhorar os resultados da sua empresa.
Basicamente, a estratégia de SEO diz respeito à produção de conteúdo tendo como base a utilização de palavras-chave que são frequentemente buscadas pelo seu público. Por essa razão é tão importante conhecer seu público e suas preferências. Afinal, para produzir conteúdos relevantes, é necessário saber o que o seu público busca no Google.
Vale ressaltar 2 detalhes muito importantes: A estratégia de SEO é utilizada para melhorar o tráfego orgânico e é um investimento que dá resultados em médio e longo prazo. Por isso, é interessante que antes de iniciar a produção de conteúdo em seu site, você faça um pequeno planejamento.
Passo 1: Defina seus objetivos com o site. Se for um e-commerce, o objetivo é aumentar as vendas? Se for um site para divulgação, o objetivo é aumentar tráfego? E se o site tem o objetivo de trabalhar sua marca e educar o seu público? Afinal, quais são seus objetivos?
Passo 2: Uma breve pesquisa de palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio no Google Trends pode dar muitas ideias de conteúdo baseando-se na busca do público. Ora, se você irá passar a produzir conteúdo, convém planejar antes para facilitar o trabalho.
Passo 3: Estude técnicas de escrita para web a fim de produzir conteúdos mais dinâmicos e escaneáveis. Além disso, vale também planejar as palavras-chave que irão rechear o seu texto.
Passo 4: Verifique se o seu site possui os requisitos mínimos, como ser reponsivo e possuir certificado de segurança, para que o algoritmo Google entenda que ele deve ser exibido em sua busca.
E com todas essas informações reunidas e organizadas, já pode iniciar a produção de conteúdo em seu site. Uma dica importante é procurar manter uma frequência de postagem para ir construindo a sua relevância a cada conteúdo postado.
Mesmo tendo iniciado o trabalho de produção de conteúdo para melhorar o tráfego orgânico do seu site, chega o momento em que é necessário contar com a ajuda de uma agência digital parceira do Google para rever e ajustar sua estratégia. Isso porque, o algoritmo é atualizado frequentemente e o próprio comportamento de consumo das pessoas muda. Então para estar sempre em dia com a melhor estratégia de SEO para melhorar os resultados da sua empresa agende uma consultoria conosco!