Você provavelmente já ouviu falar em design thinking no ambiente corporativo. Mas o que talvez você não saiba é como os fundamentos do design podem ser fundamentais no crescimento da sua empresa. Por isso vamos falar sobre a grande vantagem do design thinking nas empresas.
O design thinking utiliza os fundamentos do design para além do desenvolvimento de produtos. Para ilustrar melhor, o design sempre pensa em soluções para desenvolver produtos de melhor qualidade e que atendam às expectativas dos consumidores. Do mesmo modo, o design thinking busca soluções de problemas das empresas.
A metodologia proposta pelo design thinking é colaborativa, ou seja, todos os integrantes do negócio podem expor seus pontos de vista e suas vivências sobre diversos temas, sempre visando a melhoria de processos, a satisfação do cliente e o crescimento do negócio.
Um dos maiores desafios da indústria e do mercado é desvendar os reais anseios e necessidades dos consumidores. Isso porque, na maioria das vezes, o próprio cliente não sabe descrever exatamente o que ele precisa. Por isso, uma metodologia que reúna vivências, análises e soluções da equipe é um processo muito útil para garantir a melhor experiência do cliente
Uma grande vantagem de aplicar o design thinking na sua empresa é que ele não tem custo. O processo é dividido em 4 etapas: imersão, ideação, prototipagem e desenvolvimento. Em cada uma dessas etapas, os envolvidos buscam entender o contexto da empresa, sua relação com os clientes e concorrentes para então fazer um brainstorming com ideias que se tornarão soluções a serem implantadas pela equipe. Todo esse processo é extremamente valioso e dá grande vantagem competitiva à sua empresa, e custa apenas as horas dos encontros
Entender que as melhores soluções para a sua empresa saem de dentro da própria empresa, de todas as pessoas que vivem o negócio, é uma grande vantagem de mercado. É possível dizer que a maior vantagem de implementar o design thinking é ter uma equipe unida, que busca soluções levando em conta as experiências de todos. Essa interação e integração é fundamental para implantar soluções e mais que isso, para ter funcionário que se sintam parte da empresa e dos processos.
O marketing é muito mais do que a divulgação e as vendas. O design thinking é um importante processo de marketing e de estratégia de modo que um complementa o outro. Para que o marketing da empresa funcione, é preciso que os processos internos organizacionais estejam alinhados e a equipe esteja engajada em oferecer soluções para o cliente. Converse com a nossa equipe sobre como o design thinking pode impactar sua estratégia de marketing digital.