O mês de novembro é sempre muito esperado por quem trabalha com venda de produtos e serviços. Isso porque, a black friday, mega liquidação que acontece na última sexta-feira de novembro, caiu no gosto dos brasileiros, que muitas vezes esperam a data para aproveitar as oportunidades. A sua empresa está preparada? Confira nossas 3 dicas para a black friday e se prepare para lucrar mais!
A primeira dica é planejar suas ações com bastante antecedência. Se você não sabe por onde começar, observe a concorrência: quais itens entraram em promoção no último ano? Os concorrentes já estão antecipando alguma promoção? Qual foi o desconto dado? Houve problemas? Um dos maiores trabalhos de marketing é observar o mercado para diminuir os riscos de erros e tomar decisões mais acertadas.
Depois de obter esses dados, você já tem um bom ponto de partida para selecionar qual parte do portfólio entrará em liquidação. Se você trabalha com produtos, essa é uma boa hora para girar itens que ficaram parados em estoque oferecendo um bom desconto. Também vale oferecer descontos progressivos, na compra de dois ou mais produtos, para fomentar a compra em maiores quantidades.
Um detalhe muito importante é que, após selecionar os itens que entrarão em promoção, não esqueça de treinar sua equipe para fazer a venda. Não existe nada mais desagradável que anunciar uma oferta e a equipe de vendas cobrar o valor sem o desconto. Isso pode prejudicar o seu negócio!
E claro, não vale reajustar o preço semanas antes para dar o desconto na black friday. O cliente é muito mais esperto do que você imagina e isso pode queimar a sua marca! Não caia nessa armadilha.
Fazer uma promoção só pra entrar na onda do mercado não tem o menor sentido se a sua empresa não tiver objetivos claros. Essa é uma parte importante para quem está se preparando para a black friday. Isso porque, dependendo dos objetivos, você precisará de um estoque mais robusto, ou mesmo maior investimento em marketing on-line. Os objetivos servem como uma bússola para estruturar suas ações.
Por exemplo: Se o seu objetivo para black friday 2021 for aumentar as vendas on-line, certamente você precisará ter um estoque compatível com o que pretende vender, além de um sistema de logística eficiente para envio dos produtos. Se essa não for a realidade da sua empresa, então nem precisamos dizer que esse objetivo vai falhar, certo?
Do mesmo modo, de que adiantaria investir algumas centenas de reais em marketing digital para divulgar um desconto, se o seu fornecedor não conseguir entregar a tempo o material para a produção dos itens em promoção? Provavelmente você só irá ganhar clientes irritados!
Assim, é possível perceber que o planejamento, os objetivos e o valor que sua empresa pode investir devem ser coerentes para que a black friday renda bons lucros.
Por fim, após fazer a estruturação da sua liquidação, é hora de pensar na divulgação. Aqui vale um alerta importante: Mesmo que a sua loja não esteja no meio digital, a divulgação pode e deve ser feita também por esse canal. Como sempre falamos aqui, o padrão de comportamento do consumidor é sempre pesquisar em sites de busca antes de sair à rua atrás de promoções. Por isso, sendo seu negócio digital ou não, uma campanha para a black friday é mais do que essencial.
Aqui no Blog da Link, temos um passo a passo completo de como impulsionar anúncios em redes sociais que podem te ajudar com as vendas. Porém, se a sua empresa quer criar uma campanha mais robusta e completa, com materiais gráficos e conteúdos que fazem a diferença nos seus resultados, converse com a nossa equipe de especialistas. Temos a melhor estratégia para a sua black friday ser o maior sucesso!