Quando falamos em engajamento nas redes sociais, falamos em relevância digital. Isso porque o engajamento revela o quanto as pessoas se identificam com a sua marca e se sentem à vontade para interagir com ela. Por isso o engajamento nas redes sociais é uma métrica muito importante para avaliar até que ponto o seu conteúdo impacta o seu consumidor.
O engajamento é basicamente todas as vezes que alguém interage com o seu conteúdo nas redes sociais, seja por uma curtida, um comentário ou até um compartilhamento. Se quisermos ir além, o engajamento pode criar verdadeiros promotores ou detratores da marca. Por exemplo: Alguma vez você comprou algum produto e ficou tão satisfeito que deixou um comentário positivo na rede social da marca? Não existe nada mais desejável em marketing do que essa famosa propaganda boca a boca. Mas cuidado! Porque o inverso também acontece! E a decepção de um cliente pode se tornar um problema com posts negativos nas redes.
O engajamento está diretamente ligado ao comportamento do consumidor. À medida que o modo de consumir evoluiu, as pessoas passaram a dar mais valor aos atributos da marca. Em outras palavras, a imagem da empresa passou a ser tão ou mais relevante que a qualidade do produto. Isso porque, com a internet, os clientes puderam se aproximar das marcas. Dessa forma também passou a ser possível interagir com elas.
Assim, é correto afirmar que o engajamento é importante porque mostra o nível de relacionamento que o seu cliente tem com a sua empresa. E claro que devemos mencionar que o engajamento é um dos resultados esperados pelo marketing digital, em uma estratégia de produção de conteúdo.
Engajar seus seguidores é uma tarefa que está diretamente ligada a dois fatores: Qualidade do conteúdo e capacidade de criar conexões entre a marca e seus consumidores. Falando assim pode parecer simples, mas na verdade é um trabalho árduo e de longo prazo. Primeiro porque antes de sair produzindo conteúdo é necessário conhecer profundamente a pessoa com quem você quer dialogar.
Outro ponto importante sobre o engajamento nas redes sociais é conhecer bem a rede onde seu conteúdo é postado. Cada rede social tem suas funções, botões de interação, trends e até tipo de público. Dessa forma, conhecer o canal é fundamental para obter maior engajamento.
Um erro comum de muitas marcas é utilizar as redes sociais como uma espécie de vitrine de vendas. Já passamos dessa fase! O consumidor espera mais da sua empresa. Ele quer conhecer seus valores, quer saber se a sua empresa se envolve em questões sociais, conhecer o processo de produção, a equipe por trás de tudo, e muitos outros assuntos.
É necessário estar sempre analisando os conteúdos e resultados da sua rede. Isso serve como um guia para a produção de novos conteúdos. Entenda que nem todos os posts darão certo sempre, pois o bom engajamento como vimos depende de diversos fatores. Porém, se você souber o que funciona melhor e o que não funciona, fica mais fácil aprimorar seu trabalho cada vez mais.
O crescimento das suas redes sociais é uma das estratégias de marketing digital que pode melhorar muito seus resultados em médio e longo prazo. No entanto é necessário que essa ação seja parte de um plano de marketing que contemple todas as etapas do funil de vendas. Para saber mais sobre como usar as redes sociais a seu favor, converse com a nossa equipe de especialistas!