Dezembro chegou trazendo grandes expectativas para as empresas, especialmente em 2021, quando o comércio está novamente aberto e funcionando em horário integral. Os dois últimos anos não foram fáceis, por isso todo o mercado visa uma recuperação. Para isso, as vendas no final de ano funcionam como um combustível.
Nesta época, as pessoas ficam mais suscetíveis a gastar dinheiro. Isso porque, além de a maioria receber o décimo terceiro salário, a troca de presentes nas datas comemorativas também mantém o mercado aquecido. Então para te ajudar a aumentar as vendas no fim de ano, trouxemos estratégias muito importantes. Fique atento para não perder vendas para a concorrência!
Antes mesmo de promover qualquer ação promocional, junte os times de marketing e vendas para entender como a dinâmica das vendas estão ocorrendo nos últimos tempos. Vale também levantar dados do último trimestre dos anos anteriores. Isso ajudará a evitar falhas e tomar decisões mais certeiras. Lembre-se que a aliança entre os times de marketing e vendas é fundamental para guiar suas ações.
O treinamento de equipe deve ser contínuo, porém, no final do ano, ele se torna ainda mais importante. Isso porque, a equipe deve estar muito atenta às necessidades dos clientes e saber recomendar produtos e serviços que de fato irão satisfazer às suas necessidades. A equipe deve buscar a venda com atendimento cordial, objetivo e seguro, sempre buscando mostrar o valor que a sua empresa entrega. Uma boa alternativa é investir em vendas consultivas, pois, além de agregar valor ao serviço prestado, ainda possui grandes chances de fidelizar o cliente.
Além disso, devido ao movimento intenso, muitas empresas precisam contratar mão de obra temporária. Esses funcionários precisam de ainda mais atenção ao treinamento para não cometerem erros ou ficarem inseguros durante o atendimento.
Embora as vendas no fim de ano aumentem, você precisa se esforçar um pouquinho e oferecer preços competitivos se quiser melhorar seus resultados. Deste modo, uma boa dica é analisar seu estoque e sua capacidade de entrega para então pensar em fazer uma boa promoção. Os clientes estão mais propensos a gastar, porém eles estão cada vez mais bem informados. Tenha a certeza de que, antes de comprar de você, o cliente já pesquisou em muitos outros lugares. Então, pesquise também os preços da concorrência e faça ofertas que ao mesmo tempo sejam atrativas para o cliente e te garantam boa margem de lucro.
Não importa se a sua empresa possui um espaço físico ou se opera 100% on-line, o marketing digital é vital para aumentar suas vendas no fim de ano e no ano todo! Isso porque, os hábitos de consumo estão cada vez mais digitais. Mesmo a pessoa que nunca comprou nada pela internet, em algum momento foi impactada por algum anúncio enquanto navegava pela internet ou mesmo chegou a pesquisar produtos e serviços no Google antes de adquiri-lo.
Sendo assim, podemos afirmar que quem não está no ambiente digital dificilmente será encontrado pelos clientes. E veja bem: você não precisa de um super portal para divulgar seu negócio. Uma simples página no Google ou nas redes sociais já pode ser um fator decisivo para a divulgação do seu negócio.
É importante ressaltar que o investimento em marketing digital, com a estratégia correta e profissionais qualificados, melhora muito os resultados da sua empresa. O dinheiro que você destina ao marketing é o que realmente faz a sua empresa crescer. Solicite um orçamento para a sua empresa e comprove a eficácia deste investimento.