Chegamos a 2022 e o marketing digital não para de evoluir e se reinventar! A internet lança tendências em uma velocidade muito rápida, por isso é necessário estar sempre atualizado e investir em marketing digital para acompanhar os hábitos do seu consumidor. Então para começar o ano aproveitando grandes oportunidades, separamos 5 tendências de marketing digital para 2022. Confira!
Entra ano, sai ano, e os bons conteúdos continuam sendo as grandes apostas de todas as marcas que estão em ambiente digital. Isso porque o marketing de conteúdo apresenta uma crescente melhora de resultados há aproximadamente uma década. Por isso ainda figura entre as melhores estratégias de marketing digital.
Falar sobre a importância do marketing de conteúdo chega a ser repetitivo e cansativo. Qualquer pessoa que já investiu em marketing digital sabe que o conteúdo é fundamental. Então para te auxiliar nessa empreitada de produzir conteúdos, trouxemos algumas dicas importantes:
Com a explosão de redes sociais com foco em vídeos, como o TikTok, os veteranos Facebook e Instagram também buscaram adaptar suas plataformas para entregar cada vez mais conteúdos audiovisuais. Por isso, em 2022, não brigue com os algoritmos das redes! Se a proposta é a entrega de vídeos, invista na produção de vídeos. Os conteúdos audiovisuais são muito mais rápidos, dinâmicos e têm maiores chances de prender a atenção dos usuários nas redes sociais. Então já sabe, separe a câmera e mergulhe de cabeça nesta tendência!
Se você acompanha o Blog da Link, com certeza sabe que existe uma gama bastante extensa de estratégias de marketing digital. Porém, não há efetividade nenhuma em implementar várias dessas estratégias simultaneamente se elas não estiverem muito bem avaliadas e guiadas por um plano de marketing.
Em outras palavras, não é a quantidade de ações de marketing que trará sucesso para a sua empresa, e sim o quanto essas ações têm a ver com o seu público. Porém, é necessário alertar para o fato de que ações isoladas de marketing digital não passam de desperdício de dinheiro. E é aí que entra a automação de processos. Para ilustrar melhor, suponha que para 2022 sua empresa esteja investindo em vendas consultivas. Porém, a sua empresa não possui um banco de dados com as preferências dos clientes. Então como essa estratégia pode dar certo? Sem informações sobre o cliente, é um tiro no escuro saber como abordá-lo, sua frequência de compra, itens mais comprados, etc. Para este caso em questão, antes de implementar a venda consultiva, sua empresa deveria investir em automação, com um bom software de CRM, para só então, a partir dos dados armazenados poder treinar sua equipe de vendas.
Em suma, uma ferramenta de automação, além de uma tendência de marketing digital para 2022, é também uma grande facilitadora para coordenar ações a fim de melhorar seus resultados. É aquela famosa tendência que nunca sai de moda.
Cada vez mais populares no Brasil, essas duas ferramentas de comunicação têm se tornado poderosos canais de vendas. Nós já falamos aqui sobre como a pandemia mudou para sempre os hábitos de consumo. Por isso, disponibilizar cada vez mais canais de comunicação direta com a empresa hoje é quase uma regra para quem deseja ter sucesso.
Para se ter ideia de como as vendas pelo WhatsApp e Telegram têm se tornado grandes tendências, ao final de 2021, o WhatsApp disponibilizou para todos os usuários no Brasil o WhatsApp Pay. Por enquanto o serviço está apenas disponível para transferências entre pessoas físicas, mas a plataforma deve liberar em breve a função para pessoas jurídicas também. Isso facilita muito a forma de fechar negócio de modo 100% digital.
Além disso, o WhatsApp e o Telegram são canais de comunicação direta com os clientes. Através deles, é possível compartilhar conteúdos relacionados à sua marca, promoções e até criar grupos de debate.
Desde o segundo semestre de 2021 a LGPD começou a ser fiscalizada nas empresas. Caso você ainda não saiba como funciona a fiscalização e quais sanções sua empresa pode sofrer, recomendamos a leitura deste texto.
A proteção aos dados é uma tendência mundial que chegou para fiscalizar e punir práticas abusivas com os dados dos clientes, bem como preservar suas identidades. Em ambiente digital, praticamente todas as empresas fazem uso de dados. Um simples cadastro em um site oferece à empresa informação suficiente para que ela foque seus esforços de venda em você. Contudo, essas informações que você fornece devem ser tratadas com respeito, sigilo e integridade. Nesse sentido, a LGPD veio para responsabilizar as empresas pela tratativa correta dos dados pessoais dos clientes. Para isso, todas as empresas atuantes em território nacional devem adequar seus bancos de dados para evitar vazamentos e fraudes.
Para 2022, a tendência é que a Lei ganhe rigor e seja cada vez mais fiscalizada, especialmente com as denúncias por parte de pessoas físicas. Portanto, se a sua empresa ainda não está 100% de acordo com a Lei é hora de correr!
A resolução de ano-novo da sua empresa deve obrigatoriamente passar pelo campo do marketing digital. Cada dia mais necessário, o marketing digital é capaz de melhorar muito seus resultados e fazer a sua empresa crescer de verdade. Então se a sua meta é se destacar da concorrência e obter resultados sólidos e duradouros, você está no lugar certo. Um novo ano representa novas oportunidades. Então não perca tempo e solicite um orçamento para a nossa equipe de marketing digital.