A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2020, chegou para regulamentar o direito à privacidade e segurança da informação no fornecimento de dados pela internet. Uma das áreas mais impactadas pela LGPD nas empresas é o marketing, já que suas ações são baseadas no fornecimento desses dados protegidos por lei.
Desde 2021, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) começou a fiscalizar a adequação à LGPD nas empresas. Isso quer dizer que o marketing precisa readaptar a sua forma de se relacionar com os clientes, pois os disparos em massa e ligações abusivas podem receber multas bem pesadas. Por isso vamos explicar melhor como a LGPD impacta as ações de marketing e como a sua empresa deve trabalhar para ficar dentro da lei.
Uma prática muito conhecida no mercado é a compra de base de clientes. Mesmo que um cliente X nunca tivesse tido contato com a empresa, em algum momento ele poderia ser abordado por ela, que conseguiu o seu contato de maneira ilegítima. A LGPD veio para criminalizar essa prática, de modo que as empresas agora só podem utilizar informações pessoais com o consentimento de quem as fornece.
Isso sem dúvidas inibiu muitas práticas de marketing abusivo, embora ainda hoje existam alguns casos, que acabam até se tornando famosos pelas sanções que sofrem por parte dos fiscalizadores. Por outro lado, as empresas que se adequaram à lei e souberam utilizar os dados de seu cliente para estabelecer um canal de comunicação deixaram de ser um incômodo e passaram a tirar proveito dessa nova fase.
Assim, ao contrário do que muitas empresas que pararam no tempo podem pensar, a LGPD não prejudica o marketing. Porém, ela prejudica sim as maneiras ultrapassadas e incômodas de fazer marketing, bombardeando os clientes a todo momento, inclusive com informações que eles não pediram.
Mesmo com a LGPD em vigor, as empresas não ficam proibidas de coletar dados dos seus clientes. A diferença é que agora, a partir do momento que a empresa possui seus dados, ela também deve obter o seu consentimento para utilizá-los e armazená-los. Além disso, o armazenamento e tratamento de dados deve ser, sobretudo, seguro.
É importante ressaltar que, mesmo que o cliente tenha consentido a utilização de seus dados, ele também pode a qualquer momento retirar essa concessão. Isso exige uma grande competência por parte do departamento de marketing, já que os dados são muito valiosos para a empresa e ninguém quer perder esse canal com o cliente. Daí o desafio de retribuir a entrega e concessão de dados com conteúdos que realmente valham a pena para o cliente. Agora, mais do que nunca, tornar-se relevante para o seu público é fundamental.
O marketing inteligente aliado à proteção de dados cria verdadeiras conexões com seu público. A LGPD impacta ações de marketing de maneira muito positiva quando há integração entre as áreas. Com boas estratégias de comunicação, é possível conquistar ainda mais a confiança dos seus clientes e isso só melhora os seus resultados. Converse com a nossa equipe para saber mais como aliar a LGPD e suas ações de marketing a fim de obter bons lucros!