Quando falamos sobre estratégias de marketing digital, uma das mais importantes e populares é o que chamamos de Inbound Marketing. Essa estratégia é utilizada na internet com o objetivo de atrair e converter clientes por meio da oferta de conteúdos que sejam realmente relevantes para o seu público. Embora o Inbound Marketing seja muito recomendado para empresas de quaisquer segmentos, alguns erros podem prejudicar seus resultados digitais. Confira quais são eles para otimizar seus investimentos.
Este é o principal erro cometido por empresas que investem em Inbound Marketing. Isso porque, quando falamos sobre produção de conteúdo, temos que entender que aquilo que é relevante para uma pessoa pode não ser tão relevante para outra. Para ilustrar melhor, seria muito mais efetivo que uma marca de absorventes produzisse conteúdo para um público feminino do que para um público masculino, certo? Simplesmente porque quem consome o produto são as mulheres.
Assim, de nada adianta produzir conteúdos completos falando sobre o seu produto ou serviço, se ele não tem a capacidade de gerar real impacto em seu público. Nesse sentido, é preciso ter perfis de persona do seu negócio bem definidos. É necessário saber sobre seus hábitos de consumo, que problemas buscam resolver adquirindo seu produto ou serviço, o tipo e o tom de conteúdo que costumam consumir na internet e até a frequência com que preferem ser abordados.
O canal por onde você entregará conteúdo também faz muita diferença em seus resultados. Porém a escolha equivocada de canais é um dos principais erros de Inbound Marketing. Mas para escolher o canal ideal, é necessário saber onde seu público está. Existem diversos canais de comunicação, como redes sociais, site, e-mail. Sua marca não precisa estar em todos, pelo contrário, isso só geraria esforço extra e sem melhores resultados.
Então se você não sabe onde seu público está, dedique um tempo para conversar com seus clientes e saber mais sobre seus hábitos de consumo. Esse passo é fundamental para ter mais assertividade em suas ações.
Um dos erros de Inbound Marketing que mais prejudicam seus resultados digitais é sair entregando qualquer tipo de conteúdo sem planejamento. Como toda estratégia, é necessário dedicar um tempo para pensar em cada etapa do processo antes de executá-las. Não basta dedicar uma pessoa para alimentar um site ou uma rede social sem antes saber quais são suas metas? Por que você deve produzir aquele conteúdo? Aquela pauta tem a ver com o que o seu público pesquisa na internet? Eu já tenho um calendário de postagens?
Fazer um pequeno projeto para guiar suas ações de Inbound Marketing pode fazer toda a diferença na hora de empreender esforços nos lugares certos, com os conteúdos certos para pessoas que realmente precisam deles.
Outro erro muito comum é quando o gestor acha que entregar um ou dois conteúdos já é o suficiente para atrair público. Tudo que está em ambientes digitais aparece e some em uma velocidade impressionante. Além disso, os consumidores raramente comprarão de você na primeira vez que tiverem contato com a sua marca. Nesse sentido, a constância é o que diferencia quem tem sucesso e quem fracassa.
A produção de conteúdo é uma atividade que demanda tempo e dedicação. Porém, na correria do dia a dia, funcionários acabam sendo engolidos por outras demandas e deixam de lado essa função. E é aí que mora o perigo! Se você já observou que não consegue manter a entrega de conteúdos com uma frequência satisfatória, talvez seja a hora de contratar uma agência de marketing digital para se dedicar à melhora dos seus resultados.
Este é um erro que não só diz respeito à estratégia de Inbound Marketing, mas também a qualquer estratégia que você deseja implementar em sua empresa. Isso porque não existe uma fórmula mágica de conteúdos que trarão resultados imediatos. O marketing digital não é uma ciência exata. Por essa razão, é preciso deixar claro que absolutamente todas as suas ações podem melhorar. No entanto, isso só é possível se você tiver uma equipe cuidando das suas campanhas e monitorando os resultados obtidos com cada uma de suas ações.
Em outras palavras, quando fazemos o planejamento da nossa estratégia de Inbound Marketing (item 3), é recomendável que se estabeleçam objetivos. Mas esses objetivos só serão alcançados se houver definição de métricas, como custo por lead, número de visitantes no site, taxa de conversão, retorno sobre investimento (ROI) e outras. Essas métricas servem como base para o profissional de marketing analisar continuamente suas ações e poder corrigir falhas ao longo do processo.
Quando se tem uma equipe cuidando de toda a sua estratégia de Inbound, desde o planejamento, passando pela execução e análise, seus resultados serão sempre mais satisfatórios. Então faça seu orçamento com a nossa equipe e nós cuidaremos de toda a parte de Inbound Marketing da sua marca.