Antes de esclarecermos a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico, é preciso entender o conceito de tráfego e por que ele é importante para o crescimento da sua empresa.
Do mesmo modo como funciona no trânsito, o tráfego digital é o movimento de pessoas que circulam pelos sites na internet. Um aumento no tráfego é sempre perseguido pelas empresas em ambiente digital porque isso significa que mais pessoas estão entrando em contato com a sua marca. E é claro que um número maior de pessoas conhecendo seus produtos ou serviços aumenta suas chances de conversão.
Assim, a partir do momento que a sua empresa cria um site, é importante que seja criada também uma estratégia digital que leve as pessoas até ele, caso contrário terá sido um investimento perdido.
A estratégia de tráfego orgânico nunca deve ser desprezada, pois seus resultados em longo prazo são muito promissores. Basicamente, o tráfego orgânico não direciona as pessoas ao seu site por meio de anúncios, mas por meios próprios, criados para o compartilhamento de conteúdo, como blogs e redes sociais.
Em outras palavras, o tráfego orgânico depende diretamente de bons conteúdos e um bom trabalho de otimização para a busca Google. Por essa razão, embora não seja uma mídia paga, o investimento em tráfego orgânico é feito de outra forma, com bons profissionais que desenvolvem conteúdos otimizados para a internet, com base nos interesses do seu público.
Embora os resultados dessa estratégia demorem a ser percebidos, eles oferecem vantagens enormes para trabalhar a imagem da sua marca, fidelizar clientes, trabalhar a confiança dos clientes em sua empresa e consolidar sua empresa no mercado. Sendo assim, ao explicar a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico, não significa que você deva escolher entre um e outro, mas sim que deve entender bem os conceitos de ambos para balancear seus investimentos em marketing digital de modo a contemplar as duas estratégias.
O tráfego pago, como o próprio nome diz, leva pessoas a trafegarem pelo seu site por meio de anúncios pagos que são visualizados em canais de terceiros, como Google Ads, Facebook Ads e banners em sites e blogs que fazem parte da rede de display do Google.
A melhora no tráfego trazido por mídias pagas é muito evidente no curto prazo porque seu site não fica dependendo do usuário te encontrar. Seu anúncio consegue chegar até seu público por meio de segmentação e isso facilita sua descoberta. Do mesmo modo que o tráfego orgânico, uma estratégia de tráfego pago também precisa de bons profissionais que sejam especialistas em Ads para oferecer a melhor segmentação de suas campanhas e acompanhar os resultados. Isso porque, não adianta patrocinar posts e anúncios se você não conhece as ferramentas de impulsionamento ou mesmo não conhece as especificações do seu público. Seria o mesmo que jogar dinheiro fora, afinal seria muito custo para pouco retorno.
Além disso, ao direcionar pessoas para o seu site por meio de mídias pagas, é necessário oferecer bons motivos para despertar o interesse desse público. Por exemplo, de que adianta aumentar seu tráfego por meio de mídias pagas se nele não há nenhum conteúdo, nenhuma página de captação de leads ou mesmo nenhum produto à venda? Em outras palavras, por que levar pessoas ao seu site se ele não tiver nada a oferecer? É por isso que as estratégias de tráfego orgânico e tráfego pago devem andar de mãos dadas, sempre!
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