Engraçado como muitas empresas fazem grandes investimentos em análise de dados para entender melhor os hábitos de consumo do seu público e esquecem de fazer o básico: medir o nível de satisfação dos clientes. Essa é uma das métricas mais importantes de qualquer negócio. Porém, muitas empresas caem na promessa de aumentos explosivos na carteira de clientes enquanto deixam de ouvir aquele cliente antigo e fiel que poderia contribuir muito para melhorar o seu negócio.
O grande X da questão aqui é que manter os clientes antigos e fiéis é um investimento com o melhor risco/retorno que uma empresa pode ter. Em outras palavras, é um baita desperdício gastar algumas centenas de reais em campanhas de marketing digital e fechar os olhos para quem já compra de você.
Essa pode não ser uma tarefa tão simples, mas vale todo o esforço de implementar essa métrica em sua empresa, afinal as informações obtidas são sempre valiosas. Por isso, vamos te dar algumas dicas de como medir o nível de satisfação dos seus clientes e como melhorar sua empresa a partir dessas informações.
O percentual ideal para a sua empresa é acima de 75%. Caso esse percentual esteja abaixo, é o momento de dialogar com seus clientes neutros e detratores para tentar entender por que eles não recomendariam a sua empresa e o que você poderia fazer, como gestor, para mudar a opinião deles.
Está muito enganado quem acredita que é só oferecer um desconto para que o cliente sempre fique satisfeito. É claro que isso também é importante. Mas fidelizar um cliente vai muito além disso. O segredo é nutrir um bom relacionamento em ambientes digitais e estar sempre presente na vida daquele cliente. Para isso, uma agência de marketing digital pode te apontar as melhores estratégias. Conheça algumas delas:
Não é tão difícil assim agradar um cliente. O problema é que a maioria das empresas não faz nem o básico. O seu diferencial pode ser o alto nível de satisfação dos seus clientes. Consulte a nossa equipe para saber como utilizar o feedback dos clientes a seu favor.