Escolher o melhor canal de comunicação com seu público é parte fundamental do seu planejamento estratégico. Isso porque existem alguns pilares que devem ser analisados antes de tomar decisões. Escolher canais aleatórios ou tentar estar presente em um grande número de canais é um erro muito comum que não traz bons resultados.
Primeiramente, é preciso ressaltar que a comunicação com o cliente deve ser rápida e eficiente, caso contrário pode se tornar motivo de queixas. Por isso, vamos falar sobre quais fatores levar em consideração para que você consiga tomar uma decisão em relação a esses canais.
Partindo do princípio de que sua empresa conhece o público com o qual dialoga, é muito importante conhecer seus hábitos e saber quais canais digitais essas pessoas costumam utilizar. Por exemplo, se a sua empresa dialoga com um público mais jovem, que consome conteúdos em vídeo, talvez um canal no YouTube ou TikTok seja interessante para a construção de relacionamento.
Nesse sentido, o ideal é procurar entender o perfil do seu público e saber quais canais acessa e em quais canais busca informações sobre produtos e serviços. Ora, é melhor focar seus esforços em poucos canais, porém com maior assertividade.
Existem diversos focos para a comunicação. Você pode optar por algo mais simples, utilizando canais para divulgação de produtos ou serviços, como listas de transmissão no WhatsApp, e-mail marketing, blog ou site, ou pode investir em algo mais interativo, como chats on-line ou redes sociais. Tudo vai depender do seu objetivo com a comunicação.
Outro erro frequente é querer manter diversos canais de comunicação sem ter uma equipe cuidando de todos eles. Acontece que, independentemente do canal escolhido, é necessário ter frequência e consistência na comunicação. Caso contrário, pode ter até um efeito negativo em seu negócio, e sua empresa ficar com a fama de não ouvir ou responder os clientes.
Então é importante se atentar que a escolha dos canais e, principalmente, da quantidade de canais, tem a ver com a sua capacidade produtiva. É claro que tudo isso tem um custo, afinal é necessário pensar em todo o planejamento e execução da comunicação, bem como na análise de resultados para melhorias contínuas. Então a melhor opção na relação custo-retorno é contar com profissionais especializados.
Em todas as empresas, mesmo nas pequenas, sempre há alguém que se responsabiliza pela comunicação. Porém, o problema disso é que a parte de comunicação costuma ocupar bastante tempo. Por isso, normalmente essa é uma área negligenciada por falta de profissionais dedicados a essa função.
Sua empresa não precisa de um grande investimento em uma equipe de comunicação. A Linkideia pode cuidar de toda essa parte para você, desde o planejamento até a análise de resultados. Solicite um orçamento digital com a nossa equipe e conheça os benefícios de deixar a comunicação da sua marca nas mãos dos nossos especialistas.