Quantas vezes você já ouviu falar que sua estratégia de marketing deve buscar atender às necessidades dos clientes? Mas você sabe identificar as necessidades deles? Uma das maiores dificuldades das equipes de marketing e vendas é entender o que o cliente realmente precisa para satisfazê-lo completamente. Então aproveite nossas dicas e tenha clientes cada vez mais satisfeitos.
Sim, este é um passo meio óbvio na hora de entender melhor seu cliente, mas é incrível como a maioria das empresas não o faz. Não há ninguém no mercado capaz de dar um feedback melhor e mais completo sobre seus produtos e serviços que os próprios clientes. Afinal, quem utiliza tudo que você oferece são eles.
Outro erro muito comum de empresas é achar que o cliente “reclama demais”, ou que os feedbacks não acrescentam em nada. As empresas que têm mais sucesso são aquelas que ouvem o cliente, especialmente o cliente que reclama, pois é sinal de que a sua marca tem muitos gaps, e você, gestor, precisa corrigi-los.
A vaidade definitivamente é um sentimento que deve ficar fora da sua empresa. Se o seu cliente teve uma experiência negativa e por isso entende que sua marca não atendeu às necessidades dele, busque melhorar. A arrogância pode arruinar seu negócio. Por outro lado, a empatia com o cliente pode melhorar muito seus resultados. Então, que tal se colocar no lugar do cliente? Ele investiu dinheiro no seu produto e o mínimo que ele espera é ter satisfação. É claro que toda empresa comete falhas, mas estar disposto a ouvir o cliente e corrigi-las é um ponto muito importante.
Agora falando um pouco sobre o público que ainda não compra de você, é mais que necessário conhecê-lo. Por isso você deve ter perfis de público-alvo e de persona bem descritos e detalhados. Quando você conhece o público que pretende atrair, não é difícil imaginar quais são as necessidades dele.
Caso tenha muita dificuldade de identificar características do seu público e suas necessidades, uma agência de marketing digital poderá fazer esse levantamento e propor estratégias eficientes para atraí-lo. Converse com a nossa equipe a respeito.
Foi-se o tempo em que as relações com os clientes eram impessoais. Marcas que buscam se aproximar de seus clientes conseguem ter clareza para solucionar problemas internos e direcionar melhor suas campanhas de marketing digital. Nesse sentido, é preciso ter em mente que o processo de vendas evoluiu, e que hoje não se “cria” necessidades na cabeça dos clientes. O cliente se tornou protagonista no processo de venda, pois muito antes de buscar o seu produto ele já entendeu quais são suas necessidades.
Por essa razão, você precisa se fazer presente para esse cliente antes mesmo de ele buscar seus produtos para satisfazer às suas necessidades. E uma boa maneira de fazer isso é interagindo com eles pelos canais de comunicação. Afinal, não é uma boa ideia esperar passivamente que o cliente vá até você.
Esteja sempre à disposição do público, seja nas redes sociais, WhatsApp, SAC e outros canais para tirar suas dúvidas e registrar suas demandas. Também é muito importante oferecer conteúdos esclarecedores nesses canais, com foco na resolução de problemas. E como você pode ver, não é boa ideia operar esses canais no modo automático, sem uma equipe especializada tomando conta deles.
Se depois de ler todo este texto você ainda não se convenceu de que entender as necessidades do cliente é vital para qualquer negócio vamos te dar a melhor razão de todas: A insatisfação dos clientes é inimiga da fidelização e trará grandes problemas no longo prazo.
Então, se você busca o sucesso, também é necessário buscar soluções eficientes para as demandas dos clientes. Afinal, é disso que vive uma empresa, de atender demandas dos compradores da melhor maneira possível.
Se você aplicar cada uma dessas dicas, certamente seus clientes perceberão que sua empresa trabalha pela satisfação deles, e isso faz toda a diferença. Nossa equipe pode te ajudar nesse processo de conhecer seu cliente e se aproximar dele com estratégias efetivas de marketing digital. Solicite um orçamento digital hoje mesmo.