Você sempre ouve falar em copywritting e não sabe o que é ou para que serve? Então leia este post até o final porque vamos te contar tudo que você precisa saber sobre copywritting, uma das estratégias mais importantes do marketing digital.
Primeiramente devemos esclarecer que copywritting é o termo utilizado para a produção de conteúdo que será postado em diversos canais na internet, podendo ser destinado a sites, blogs, redes sociais, e-mails etc. Porém, o copywritting não é apenas uma escrita de textos comum. Ele se caracteriza principalmente pelo seu objetivo de persuadir o leitor a executar determinada ação.
Nesse sentido, o copywritting é uma ferramenta poderosa para a captação de leads ou mesmo para fechar uma venda. Por essa razão, todas as empresas que investem em marketing digital devem ter pelo menos alguns desses conteúdos publicados. É fundamental que a sua marca faça esse trabalho de convencer seu público por meio das palavras. Para isso, é interessante ter um profissional especializado em copywritting criando esses conteúdos. Afinal, trata-se de uma técnica bastante específica.
Como ambas são técnicas de escrita, muitas vezes o copywritting é confundido com o marketing de conteúdo. Então, para estabelecer a diferença entre ambos, basta falar sobre os objetivos de cada um. O marketing de conteúdo tem como foco a construção de marca, bem como educar e cativar o público, criando afinidade e mostrando pontos de contato com este. Para explicar melhor, o marketing de conteúdo é uma estratégia de topo do funil de vendas.
Já o copywritting, como exposto, tem o objetivo de guiar o público à execução de uma ação. Por isso, é correto afirmar que o copywritting conduz o público em cada etapa até chegar à conversão. Por isso, o copywritting está muito mais atrelado ao processo de vendas e, portanto, faz parte do meio para o fundo do funil de vendas.
Existem alguns princípios básicos para iniciar uma estratégia de copywritting no conjunto das suas estratégias de marketing digital. Para isso, é importante lembrar, acima de tudo, que o copy sozinho não é capaz de fazer todo o trabalho da atração até a conversão. Assim, é fundamental ter uma equipe de marketing digital que mapeie toda a estratégia que será executada em conjunto com o copywritting para obter bons resultados.
Ao planejar uma estratégia de copywritting é necessário levar alguns pontos em consideração:
Quando falamos em persuasão, temos que levar em consideração a parte psicológica da escrita. Nesse sentido, existem algumas técnicas de gatilhos mentais para se aproximar do cliente e fazê-lo tomar alguma iniciativa. São elas:
Como foi demonstrado neste artigo, o copywritting é uma técnica um tanto complexa, com vários vieses para serem trabalhados e que exige constante atualização. Por isso, a melhor opção para investir nessa estratégia é contar com um profissional especializado que trabalhe em conjunto com uma equipe de marketing digital para obter resultados satisfatórios. Por isso, se o seu objetivo é trabalhar esse tipo de conteúdo em seus canais, entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento digital.