Quando surgiu a teoria do funil de vendas no marketing digital, o fundo do funil correspondia à etapa da venda, isto é, à etapa da conversão. Entretanto, hoje já falamos em funil estendido, pois a jornada de compra do cliente não acaba na venda. É por isso que hoje vamos falar sobre a importância do pós-vendas para as empresas.
Nós já falamos aqui, no Blog da Link, sobre quanto custa caro para as empresas atrair novos clientes. Nesse sentido, é muito difícil uma empresa sobreviver no mercado sem o que chamamos de “recompra”. Mas para fazer com que o cliente volte a comprar, é necessário seguir nutrindo um relacionamento com ele, mesmo após a compra. E é por isso que o pós-vendas é tão importante para as empresas.
Em um mercado cada vez mais competitivo, as novas teorias sobre marketing digital já nem falam mais sobre fidelização. Costumamos dizer que o cliente não é fiel, mas ele se mantém fiel a uma marca enquanto possui um relacionamento com esta. E os benefícios de ter um relacionamento com o cliente vão muito além da recompra. Nesse sentido, é correto pensar que o cliente que se mantém satisfeito com a sua marca irá contribuir com a forma mais barata de marketing para a sua empresa: o boca a boca.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2019 revelou que, no Brasil, 85% das empresas nunca fizeram contato com os clientes após a compra. Este dado já revela uma grande oportunidade de diferencial para a sua empresa. O pós-vendas não serve apenas para enviar novas ofertas para o cliente. Ele também é uma importante ferramenta de pesquisa de satisfação do cliente para gerir melhorias para a sua empresa. Além disso, é importante solucionar dúvidas a respeito do seu produto e identificar as necessidades do seu cliente para mantê-lo sempre satisfeito.
O principal cuidado a se tomar quando sua empresa pretende investir em um pós-vendas é saber o limite da automação. Isso porque, com a tecnologia, muitas empresas optam por um pós-venda totalmente digital, até para reduzir os custos. No entanto, isso pode ser um verdadeiro tiro no pé. Isso porque a utilização da inteligência artificial vai encontrar um limite em algum momento. Sendo assim, se o seu robô não conseguir resolver a demanda do seu cliente e ele não puder ter um suporte humanizado, o pós-vendas pode ter um efeito adverso, e fazer com que este cliente nunca mais volte a comprar de você.
É por essa razão que implantar uma estratégia de pós-vendas na sua empresa pode não ser uma tarefa tão simples. É necessário ter profissionais de marketing qualificados que possam avaliar a realidade da sua empresa e os seus investimentos para indicar a melhor opção para iniciar um pós-vendas. Por isso, se você precisa de ajuda para implantar um pós-vendas na sua empresa, fale com a nossa equipe de especialistas e solicite um orçamento digital.