Uma métrica muito importante para qualquer marca avaliar o nível de satisfação dos seus clientes. A sigla NPS significa Net Promoter Score, ou traduzida, Pontuação para a rede de promoção. Isso quer dizer que quanto mais satisfeito o cliente estiver com a sua marca, maior é a probabilidade (pontuação) de ele indicar sua empresa para a sua rede de contatos. Neste artigo vamos revelar tudo que você precisa saber sobre o NPS.
Muitas empresas optam por não investigar o NPS por medo da resposta ou mesmo por não acharem importante. Nesse sentido, vale ressaltar que um NPS baixo não quer dizer necessariamente que a empresa seja um fracasso. Pelo contrário, uma pontuação baixa revela gaps em seu negócio e funciona como um verdadeiro mapa estratégico de melhoria.
Medir o NPS é muito simples. Para isso, basta perguntar ao cliente em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de ele indicar uma marca para sua rede de amigos e familiares. Dentro das respostas obtidas, existem 3 grupos de clientes: Os promotores, os neutros e os detratores. Vamos explicar cada um deles e tudo que você precisa saber sobre o NPS.
Os clientes que são fiéis à sua marca e a recomendam em seus círculos são aqueles que respondem 9 ou 10 em uma pesquisa de satisfação. Obter um NPS 9 ou 10 é o sonho de toda empresa, ou deveria ser. Isso porque esse grupo de clientes não apenas se mantém comprando da sua marca como também gosta da experiência de comprar com você e faz o famoso marketing boca a boca, que é a maneira mais eficiente de divulgar sua marca pela percepção de quem consome seus produtos ou serviços. Esse tipo de cliente tem um papel fundamental no crescimento do faturamento da empresa.
O grupo de clientes que responde 7 ou 8 é considerado neutro. Esses clientes são abertos a todas as oportunidades do mercado e não estão suficientemente satisfeitos com a sua marca a ponto de só consumi-la. Isso quer dizer que basta qualquer concorrente oferecer um desconto e esses clientes não voltarão a comprar de você. Uma nota 7 ou 8 revela à empresa que pode existir um gap importante que faz com que a experiência do cliente não seja perfeita. Então com esse sinal de alerta é importante aprofundar uma pesquisa de satisfação e uma boa análise do concorrente para identificar os pontos que devem ser melhorados.
Por fim, os clientes detratores são aqueles que respondem de 0 a 6 na pesquisa. Um cuidado que se deve ter é diferenciar um NPS 6 de um NPS 2 ou 2. É claro que tudo que estiver abaixo de 6 indica que a empresa está falhando em diversos aspectos. Porém, um NPS 6 está mais próximo da escala neutra do que um NPS 1, por exemplo. Nesse sentido, vale considerar que clientes detratores que respondem 0, 1 ou 2, são mais insatisfeitos e propensos a difamar sua marca e até abrir reclamações.
E isso é ruim? Sim e não. É ruim porque ninguém gosta de ter clientes falando mal da sua empresa. Porém, empresas inteligentes e com uma boa equipe de marketing podem utilizar essas reclamações para mudar a percepção do cliente e ainda utilizar os feedbacks negativos como um bom argumento para a mudança interna. Vale lembrar que clientes neutros dificilmente reclamam ou dão qualquer feedback; eles simplesmente deixam de comprar. Por essa razão, às vezes um cliente com uma experiência negativa pode ser um importante componente para as melhorias internas.
Após obter todas as respostas dos seus clientes entrevistados, basta subtrair o percentual de detratores do percentual de promotores. Caso o resultado esteja entre -100 e 0, o cenário é bastante preocupante e você certamente tem um grande número de clientes falando mal da sua empresa. Se o resultado for abaixo de 50, é importante investigar o motivo de estar perdendo clientes para a concorrência e agir antes de isso se tornar um problema ainda maior. Para isso, você pode precisar da ajuda de um time de marketing que irá trabalhar para melhorar a imagem da sua marca perante os cliente. Solicite um orçamento digital com a nossa equipe!
Por outro lado, se o seu NPS ficar acima de 50 significa que a sua empresa está no caminho certo. No entanto, fazemos um alerta para nunca se acomodar diante de um cenário como este, já que a concorrência está sempre se reinventando e quem não investe em melhorias acaba sendo passado para trás, e mesmo o cliente mais fiel pode experimentar outra marca e gostar ainda mais.
Acompanhe o Blog da Link para saber mais sobre marketing digital! Toda semana trazemos conteúdos novos para você!