Quando uma marca decide investir em marketing digital, é preciso ter em mente que os canais digitais, na maioria das vezes, são vias de mão dupla. Em outras palavras, interagir com o público na internet é abrir uma porta para que o público também se comunique com a sua empresa. E isso pode ser uma notícia boa ou ruim para quem não sabe utilizar esses canais digitais para melhorar o relacionamento com o cliente.
Primeiramente, vale chamar a atenção para que tudo que está na internet é altamente escalável e potencializado. Isso quer dizer que uma simples reclamação, que antigamente se restringia ao atendente do SAC, hoje em pouco minutos pode viralizar e impactar milhões de pessoas. Por isso, para entrar nesse mundo é necessário uma equipe técnica que possa oferecer a melhor experiência possível ao seu público no ambiente digital. Hoje, nosso time de especialistas dará 3 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente nos meios digitais.
Se tem algo que deixa seu cliente enfurecido é ser ignorado. E não estamos necessariamente falando sobre uma reclamação! Ocorre que, às vezes, uma simples pergunta não respondida pode fazer com que aquele cliente deixe de comprar de você simplesmente por não obter suporte nos meios digitais.
Outro ponto para melhorar o relacionamento com o cliente é engajá-lo nas redes sociais. Ora, se a sua página entrega bons conteúdos e seu público gosta de interagir com você, por que não responder os comentários? Além de fomentar o crescimento da sua rede, você ainda garante que aquele cliente estará sempre por perto.
Nesse sentido, se o objetivo é melhorar o relacionamento com o cliente, subentende-se que sua marca procura dar voz a ele. Então é necessário que a comunicação seja fluida e eficiente.
Um erro muito comum que leva ao erro anterior, de deixar o cliente falando sozinho, é querer estar presente em absolutamente todos os canais. Isso porque, para cada canal onde sua marca estará, será necessária mão de obra qualificada para se relacionar com o cliente. Portanto, se a sua empresa possui 1 único funcionário responsável por responder os clientes, e 10 canais de comunicação diferentes, em algum momento essa comunicação irá falhar. E é exatamente por essa falha que todo o seu trabalho será julgado.
É por isso que uma decisão sábia para empresas que prezam pelo bom relacionamento com o cliente é limitar a quantidade de canais. Analise a capacidade da sua equipe de marketing antes de se lançar em todos os canais digitais, pois isso pode ser um tiro no próprio pé.
Todos esses clientes que se relacionam com a sua marca nos meios digitais, em algum momento comprarão de você, seja em um e-commerce ou em uma loja física. A grande questão é, como tirar vantagem de todo esse relacionamento construído na internet? E a resposta é: coleta de dados.
É engraçado como muitos gestores passam semanas tentando buscar gaps dentro da própria empresa, quando uma maneira muito simples de identificá-los é dando voz a quem compra. Nesse sentido, muitas marcas investem algumas centenas de reais para realizar uma ampla pesquisa de mercado, quando de repente as respostas podem estar alí, no comentário da rede social, ou da página Google Meu Negócio. Então o pulo do gato é utilizar todo esse investimento em relacionamento com o cliente não somente para agradá-lo, mas também para obter dados para melhorar a sua empresa.
Como ficou evidente neste artigo, todas as suas ações de marketing devem ser sempre pensadas de maneira coordenada para que o investimento gere retornos reais. Então antes de investir em sites, páginas e campanhas, consulte um estrategista de marketing digital e peça para que ele trace um plano de marketing coerente e completo para a sua empresa. Solicite seu orçamento digital e tenha a certeza de bons resultados.