Comprar ou não comprar: Eis a questão! Sim, esse é o dilema de todo consumidor nos dias atuais. E para tirar essa dúvida ele recorre a quem? Se você respondeu “Google”, acertou em cheio! O Google reúne milhões de conteúdos que podem influenciar diretamente a decisão de compra do seu cliente. Então se você não quer ficar de fora dessa, descubra quais são as novas tendências de marketing de conteúdo em 2023.
Principais evoluções na entrega de conteúdo
O marketing de conteúdo permanece como uma estratégia vital para todas as empresas. Não há novidade nisso. Porém a forma de entregar esse conteúdo evolui, ano após ano. E eu posso te provar com uma simples pergunta: Quando você tem alguma dúvida sobre determinado produto, você acessa o FAQ de perguntas frequentes do fabricante ou coloca a pergunta no Google? Eu aposto que você escolheria a segunda opção!
Isso porque todos nós sempre iremos prezar pela praticidade de rapidez. Então essa é a regra para que seu conteúdo chegue ao público a quem ele se destina: praticidade e rapidez. Nesse sentido, se a pessoa precisa se esforçar para conseguir acessá-lo, ele já está fora. A tendência para o marketing de conteúdo em 2023 é a rapidez na entrega. Então vamos ver como fazer isso, a seguir.
Tendências para o marketing de conteúdo em 2023
- Vários formatos em um mesmo canal: Sabemos que os conteúdos em vídeo estão cada vez mais em alta. Porém é interessante se atentar para o fato de que nem sempre a pessoa que precisa daquele conteúdo pode assistir ao vídeo inteiro para obter suas respostas. Por isso, oferecer vários formatos no mesmo canal, sem dúvidas, é uma mega tendência e fará seu público muito feliz! Às vezes uma simples legenda de vídeo pode economizar os 5 minutos do vídeo para o seu público. E o inverso também é verdadeiro. Às vezes um vídeo pode sanar a dúvida de alguém que está dirigindo, por exemplo, e não pode parar para ler.
- Conteúdo audiovisual sem enrolação: Como dissemos, os vídeos continuam em alta para 2023. No entanto, é preciso se atentar para que esses conteúdos não tenham o efeito reverso e queimem a imagem da sua marca. Por exemplo, vídeos com muita enrolação, muita propaganda, muitos anúncios no decorrer do vídeo são desestimulantes para o público. Não é à toa que as redes sociais de vídeo rápidos, como o Tik Tok, cresceram tão rapidamente. Então lembre-se, o foco do seu conteúdo é quem o consome. Portanto, seja eficiente!
- Conteúdo interativo: Até mesmo as grandes empresas já estão se movimentando para interagir com seu público e até mesmo com marcas parceiras na internet. Esse tipo de conteúdo fomenta o engajamento e a proximidade da marca com seus clientes. Por essa razão é tão importante. Então lembre-se de perguntar coisas ao seu público, chamá-lo para o diálogo, interagir com outras empresas, fazer postagens collab, etc.
Seu planejamento para 2023 começa hoje
A internet não espera que você decida investir em marketing digital. Certamente seus concorrentes que investem saem na frente. E mais, quem não está na internet corre sério risco de desaparecer do mercado. Por isso, converse com a nossa equipe sobre como uma estratégia personalizada de marketing poderá fazer sua empresa crescer em 2023.