Qualquer empresa que investe mensalmente em estratégias de marketing digital consegue se manter competitiva no mercado. No entanto, quando falamos em marketing digital, é preciso saber que trata-se de uma área bastante extensa. Nesse sentido, é preciso ter muito cuidado para que o investimento não esteja sendo direcionado para o lugar errado. Então conheça 5 erros de marketing digital que podem prejudicar sua empresa e evite cair em armadilhas.
É só ter uma verba um pouquinho maior que muitos gestores logo querem colocar tudo em ads em busca de resultados rápidos. Porém, essa é uma armadilha muito comum, fomentada por quem tem pouco conhecimento em marketing digital. É claro que as campanhas pagas são sim importantes. Mas por outro lado existem várias estratégias de crescimento orgânico que são tão ou mais importantes que as mídias pagas.
Por isso, o segredo é balancear! Uma boa estratégia de SEO pode não trazer resultados tão rápidos, mas é essencial para ter consistência no crescimento orgânico. E nem é preciso dizer o quanto é importante para qualquer marca ter uma boa posição na busca orgânica do Google.
Como dissemos no item anterior, o equilíbrio nesse caso é fundamental. Em outras palavras, assim como é importante investir em estratégias que melhoram o tráfego orgânico, não se deve deixar a mídia paga de lado. Ambos são importantes para que a marca cresça e se consolide no ambiente digital.
Também cabe lembrar que as estratégias de tráfego orgânico levam tempo para trazerem bons resultados. Então o investimento em ads pode dar aquela acelerada que sua empresa precisa rumo às metas de crescimento.
Um erro comum de marketing digital e que também pode se estender ao setor de vendas é sempre utilizar as mesmas estratégias. Já ouviu aquela frase que diz “Em time que está ganhando não se mexe”? Pois saiba que no marketing a coisa funciona de maneira bem diferente.
Uma mesma campanha que trouxe excelentes resultados em determinada época, pode ser um verdadeiro tiro no pé se veiculada algum tempo depois. Isso porque a internet muda e evolui em uma velocidade absurda. E é por essa razão que é tão importante ter métricas e KPIs para avaliar cada uma de suas estratégias e corrigir o curso delas para que deem resultados. Se a mesma estratégia funcionasse para sempre, não seria necessário investir todos os meses em bons profissionais.
Pare agora mesmo de achar que as redes sociais são como vitrines para expor seus produtos. Na verdade, elas são um dos principais canais de comunicação direta entre uma marca e seus clientes. Então automatizar algumas dezenas de posts mensalmente apenas para manter uma página é um erro de marketing digital que pode prejudicar muito a sua empresa.
Para estar nas redes sociais e colher bons frutos delas é necessário interagir com o público. Fomentar o engajamento através de bons conteúdos e responder o seu público é uma ótima ideia para quem deseja ter essa proximidade. Além disso, existem muitas outras ferramentas de relacionamento, como o CRM, para estar sempre presente na vida do seu cliente.
Em toda a nossa vivência com clientes, observamos que um erro clássico entre eles é gastar um bom dinheiro para fazer um site lindo, cheio de funcionalidades, e deixá-lo desatualizado por falta de ter uma equipe especializada para isso. E nem estamos falando só de conteúdo! Existem muitas empresas que sequer atualizam seus endereços, telefones e horário de funcionamento no site. E isso pode causar conflitos com os clientes!
Do mesmo modo, manter uma página nas redes sociais sem frequência de postagem pode ter um efeito adverso para o cliente. Quando um cliente visita uma página cuja última postagem foi feita há mais de um ano, por exemplo, é possível que pense que a empresa fechou, e que por isso não atualiza mais suas redes sociais. Então essa sensação de “abandono” da página desestimula o cliente a buscar a marca para comprar dela. Cuidado! Pois esse erro pode custar muito caro.
Apesar de todos os 5 erros citados aqui serem bastante prejudiciais, sem dúvidas o maior de todos eles é não investir nada em marketing digital. Em pleno ano de 2023, é impraticável seguir no mercado sem ter uma presença digital, mesmo que seja mínima. Mas como vimos, é preciso ter uma equipe qualificada para que seu investimento traga resultados concretos. Por isso, contrate uma agência de marketing digital para cuidar das suas estratégias. Solicite um orçamento com a nossa equipe!