Primeiramente, antes de falarmos sobre como o atendimento humanizado pode ser um grande diferencial da sua empresa, vamos deixar claro que o intuito deste artigo não é condenar o uso de chatbots. Isso porque, cada empresa possui uma realidade diferente, então para muitas o chatbot é a opção possível e que também traz bons resultados. Mas se você quiser saber por que o atendimento humanizado ainda é a bola da vez, continue lendo!
Existem alguns nichos de atuação em que o atendimento humanizado é quase que uma obrigação. Nesse sentido, podemos citar como exemplo áreas de saúde, advocacia, venda de maquinário… enfim, áreas que possuem certa complexidade e que precisam ter um suporte humanizado.
Por outro lado, o chatbot procura entender o cliente e resolver seus problemas com base em inteligência artificial. Porém, dependendo do tipo de problema apresentado pelo cliente, a falta de ter uma pessoa do outro lado, que busque entendê-lo e apresentar soluções pode causar um grande incômodo e até a perda do cliente.
Então, se a sua empresa lida com questões um pouco mais complexas ou até emocionais no dia a dia, investir em atendimento humanizado pode ser uma boa estratégia de fidelização de clientes.
Se a sua marca trabalha valores como empatia, solidariedade e respeito ao próximo, ter um atendimento humanizado é uma estratégia empresarial que casa muito bem com a construção da imagem da marca. Nesse sentido, é muito interessante ser reconhecido dentro do mercado de atuação como a marca que resolve os problemas e ajuda o cliente.
Especialmente quando falamos do setor de serviços, o atendimento humanizado é algo que fomenta o marketing boca a boca, afinal quem não gosta de ser bem atendido quando precisa?
Nós já falamos aqui, no blog da Link, sobre a importância de ter um bom pós-vendas para fidelizar o cliente. Então se você já identificou que sua empresa não tem uma boa taxa de recompra, talvez seja uma boa hora para implantar um atendimento personalizado ao cliente.
As grandes vantagens desse tipo de estratégia empresarial são:
– Alta capacidade de resolução de problemas
– Diferencial de marca, em um mundo cada vez mais automatizado
– Fidelização do cliente
– Melhora no relacionamento entre clientes e equipe de vendas
Porém, como falamos no início deste texto, existem alguns contras do atendimento humanizado que podem impedir sua empresa de implantar um, como:
Tudo vai depender da realidade da sua empresa, do tipo de produto ou serviço que você vende, quem são seus concorrentes e quais as necessidades do seu cliente. Apesar de o atendimento humanizado ser a bola da vez, não é toda empresa que pode ou deve investir nele. Para saber mais sobre essa estratégia, converse com a nossa equipe de marketing e solicite uma análise microambiental da sua empresa para saber qual é o melhor tipo de atendimento ao cliente para ela.