Transformação digital
A pandemia confinou as pessoas a seus ambientes domésticos e também reestruturou a rotina dos lares. Com o isolamento social, o modo de vender produtos e serviços também mudou. É a chamada transformação digital pela qual o mercado passou em 2020 e seguirá passando nos próximos anos.
Em outras palavras, como muitos estabelecimentos tiveram que fechar as portas para conter o avanço da doença, a única forma de continuar tendo lucro em seus negócios foi migrar para o digital. E é aí que o marketing digital faz toda a diferença nesse ambiente que em pouco tempo tornou-se extremamente competitivo.
Marketing para gestão de crise
O primeiro registro de caso de covid-19 no Brasil foi noticiado em 26 de fevereiro de 2020. De lá para cá, a maioria esmagadora das empresas precisou se reinventar para sobreviver. As que já tinham estratégia digitais enfrentaram menos dificuldade, pois já estavam consolidadas no meio. Outras precisaram se reinventar, e um número expressivo de empresas que não passaram pela transformação digital encerraram suas atividades.
Esse cenário reflete a importância do marketing em tempos de crise. Isso porque o mercado mudou, existem novas tendências de consumo, e quem não se adaptar dificilmente sobreviverá no cenário pós-crise.
Como criar um plano de ação para crise?
1-) Entenda que o mercado muda, e que não é necessariamente o maior que sobrevive, mas o mais adaptável.
2-) Entenda o tamanho da crise. Ela afeta somente a sua empresa, o seu nicho ou o mercado como um todo? Quais são as previsões para retomada?
3-) Estabeleça uma duração para cada etapa do plano e quais ações serão postas em prática em cada uma delas.
4-) Defina quem será responsável por executar cada tarefa do seu plano. Também escute a sua equipe. Práticas como brainstorming podem gerar bons insights para driblar as dificuldades.
5-) Tenha respostas rápidas. As crises são imprevisíveis muitas vezes, por isso precisam de respostas imediatas sempre baseadas em dados e observação do mercado.
6-) Invista em comunicação. Com a equipe trabalhando de casa, a comunicação fica cada vez mais distante. Negligenciar a comunicação interna pode acarretar problemas futuros. É igualmente importante se comunicar com seu público, estar nas redes sociais e oferecer conteúdo para estar sempre presente nas decisões de compra.
7-) Gerencie os riscos. Algumas ações podem não ser tão efetivas na prática, por isso uma boa gestão de risco evita prejuízos.
😎 Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos. E lembre-se de que as metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, importantes para levantar a empresa na crise e condizentes com o tempo destinado a cada uma delas.
9-) Acompanhe os resultados. É importante saber se o seu plano de ação está trazendo resultados positivos para a empresa.
Cenário pós-crise
O fato é que, ao final de 2020, com o pico da transmissão da doença ficando cada vez mais para trás, o comércio teve autorização para reabertura sob novas regras de vigilância. Toda crise tem um começo, um meio e um fim, porém, só chegará até o final da crise quem se adaptar às mudanças do mercado.
Se a sua empresa estiver enfrentando dificuldades neste momento, é hora de entender as condições atuais da empresa e dar o primeiro passo para a transformação digital. Clique aqui e obtenha um diagnóstico especializado em marketing digital para sua empresa. Não fique para trás nesse novo mercado! Nossa equipe de especialistas poderá ajudar sua empresa a superar este momento difícil.