O que é AMP?
A sigla AMP, em inglês, significa Accelerated Mobile Pages. Traduzindo para o português, o termo quer dizer Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis. Ficou complicado de entender? Calma! Vamos explicar melhor.
Esse é um recurso para otimizar o carregamento das páginas do seu site, garantindo uma melhor experiência do usuário. Mas o que talvez você não saiba é que o AMP não serve apenas para deixar o seu site mais rápido para o consumidor, o que já é um grande diferencial competitivo, já que os hábitos de consumo estão cada vez mais digitais, especialmente após a pandemia de covid-19.
O AMP é uma iniciativa das gigantes do mundo digital, como Google, Facebook, Pinterest, Twitter etc, criada para acompanhar o crescimento exponencial do acesso à internet por meio de dispositivos móveis (celulares). Ocorre que, muitas vezes, a baixa qualidade da internet faz com que as expectativas do usuário do seu site não sejam atendidas. Por essa razão, o carregamento rápido e utilizando menos dados móveis passou a ser primordial para uma boa experiência do usuário.
Além disso, a velocidade com que seu site responde ao acesso de dispositivos móveis é um dos fatores que influenciam o ranqueamento dele na página de busca do Google. Em outras palavras, o maior buscador do mundo, o Google, leva em conta a velocidade do seu site para colocá-lo numa boa posição na página de busca, além, é claro, de outros fatores.
Sabe-se que para que o seu site seja bem ranqueado na busca orgânica do Google, isto é, sem a utilização de Ads, existem técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que é uma área do marketing digital voltada especificamente para o bom posicionamento nos motores de busca. Uma vez que o Google também leva em consideração a velocidade do seu site para posicioná-lo bem na busca, fica o alerta de que investir em SEO sem AMP pode não ser um bom negócio.
Mas como utilizar o AMP no meu site?
A boa notícia é que muitas plataformas de hospedagem de sites já possuem essa funcionalidade, basta configurá-la. Aqui vamos tomar como exemplo o WordPress, uma plataforma versátil, bastante popular e fácil de utilizar.
Como configurar o AMP no WordPress?
1- Após fazer o login, no painel do seu site acesse a aba “Plugins”.
2- Clique em “Adicionar novo”.
3- Instale e ative o plugin “AMP for WP – Accelerated Mobile Pages”.
4- Então acesse a página de configuração do plugin e nela clique em “Analytics”.
5- Insira o código de acompanhamento para a sua conta do Analytics.
6- Agora é hora de configurar o design das suas páginas aceleradas. Clique em design e selecione “Launch post builder”. Essa parte é bastante intuitiva.
7- Depois clique em “Aparência” para selecionar as informações de sua preferência.
8- Aí é só salvar as alterações e você terá suas páginas aceleradas, que garantirão uma melhor experiência do usuário além de auxiliarem no seu posicionamento na busca do Google.
Não se esqueça de checar a versão final das suas páginas utilizando um celular ou mesmo digitando “/amp” ao final da URL da página acelerada.
Como a Link pode me ajudar a melhorar o desempenho do meu site?
Cuidar do marketing digital da sua empresa pode não ser uma tarefa tão simples, pois demanda tempo e conhecimento para garantir melhores resultados. Por isso, conte com a nossa equipe de especialistas certificados Google Partner e Facebook Marketing Partner para ter uma boa estratégia digital sem precisar se desdobrar em múltiplas funções.
Ter profissionais qualificados cuidando da estratégia digital do seu negócio é fundamental para estar sempre à frente da concorrência, além de ser visto pelos seus potenciais clientes. Por isso, entre em contato com a Link! Nós iremos melhorar o seu desempenho digital trazer excelentes resultados para o seu negócio