Dentro do marketing existe uma ciência chamada de neuromarketing, que procura entender como o cérebro humano age ao escolher determinado produto ou serviço em detrimento de outros. Por isso, entender que a decisão de compra é tomada primeiro de forma inconsciente é o primeiro passo para sair na frente dos seus concorrentes.
Nesse sentido, cabe ressaltar que essa ciência está ganhando cada vez mais espaço, especialmente em um mercado cada dia mais competitivo e com clientes se tornando mais exigentes. Então quem souber usar gatilhos mentais como técnicas de persuasão para decisões de compra certamente terá bons resultados.
Primeiramente devemos entender que os gatilhos mentais estão relacionados a aspectos instintivos, sociais e emocionais, inerentes aos seres humanos. Isso quer dizer que é possível preparar seus leads psicologicamente para tornarem-se clientes da sua marca.
Os seres humanos tomam aproximadamente 35 mil decisões todos os dias, e isso vale tanto para decisões simples, como levantar da cama, como para decisões mais complexas, como comprar um carro. Então para utilizar os gatilhos mentais você precisa saber que eles funcionam como um atalho para a tomada de decisões no cérebro humano.
Eles funcionam como armas de persuasão, são informações que provocam reações automáticas. Portanto, utilizá-los é usar uma estratégia que começa no emocional e vai para o racional.
É um gatilho que desperta a segurança nos clientes e a confiança em sua marca. É muito recomendado para quem possui e-commerce, já que o cliente precisa confiar no seu negócio para comprar dele on-line e ter a certeza de que receberá um bom produto.
Consiste em mostrar provas de que outros consumidores que compraram do seu negócio estão felizes e satisfeitos. Às vezes a decisão de compra está ligada ao fato de outras pessoas atestarem a qualidade do produto.
A regra aqui é despertar o senso de urgência no seu lead. Em outras palavras, esse gatilho procura mostrar que ali existe uma oportunidade por tempo limitado que não pode ser perdida. Mas cuidado! Se utilizar sempre esse gatilho e a promoção continuar disponível por muitos dias poderá frustrar o consumidor, que se sentirá enganado.
Sabe quando você ganha um presente e se sente na obrigação de retribuir? É assim que funciona um gatilho de reciprocidade. Então que tal oferecer um brinde para os seus clientes? Ou mesmo um desconto na primeira compra?
Construir uma afinidade com seus leads consiste em levantar pontos de contato que ele tem com a sua marca. É preciso fazer com que os consumidores se identifiquem com a sua marca, seja construindo um relacionamento com eles ou mesmo contando a sua história.
Como o próprio nome sugere, este gatilho consiste em apresentar as novidades da sua marca para os leads. Isso porque os lançamentos têm o poder de manter o interesse das pessoas.
Em marketing sempre falamos em vender soluções para as dores dos clientes em vez de simplesmente vender produtos. Portanto, mostrar como o produto ou serviço que você vende resolve a vida do seu público-alvo pode ser uma ótima ferramenta para vender mais.
O cliente precisa de bons argumentos para comprar o seu produto ou serviço. E quanto mais sinceros e coerentes forem esses argumentos, mais confiável sua marca parecerá. A empresa também deve sempre transparecer que seu negócio é coerente em todas as áreas. Não adianta, por exemplo, vender soluções sustentáveis e ter fábricas que poluem o ambiente. Certamente os clientes perceberão a armadilha!
Pense em como um trailer é produzido para deixar o telespectador com vontade de assistir ao filme. Este é um exemplo claro de que o gatilho da antecipação funciona e é efetivo. Assim, quando for lançar uma novidade, você pode lançar teasers, produzir materiais exclusivos ou até fazer uma pré-venda.
Quando você informa um determinado produto com desconto, os clientes irão compará-lo com outros da mesma natureza para saber se o desconto de fato representa uma oportunidade. Com isso, se de fato o seu desconto for competitivo o gatilho poderá te favorecer, porém se mais produtos semelhantes tiverem um preço muito inferior, seu preço será visto como abusivo. Sabendo disso, use essa comparação de custo-benefício a seu favor!
Os gatilhos podem parecer uma fórmula milagrosa de venda, mas é necessário ter cuidado ao utilizá-los. Isso porque, se utilizar gatilhos demais, ou com frequência exagerada, o cliente certamente entenderá que você está tentando tirar proveito dele.
Produzir conteúdos de qualidade, que mostrem os atributos do seu produto de maneira convincente pode não ser uma tarefa tão simples assim. Por isso, conte com o nosso time de especialistas para utilizar os gatilhos mentais da maneira correta e assim aumentar suas vendas. Entre em contato agora mesmo!