Na data de postagem deste texto estamos completando 1 ano desde que a pandemia de coronavírus chegou ao Brasil e trouxe com ela muitas mudanças e novas tendências de marketing digital. Por isso, separamos as 5 principais tendências para você ficar de olho em 2021.
Mesmo antes da pandemia, o marketing de conteúdo já era uma crescente no mundo digital. Porém, em 2021, com o imenso número de empresas que migraram para o digital, o marketing de conteúdo tornou-se protagonista neste universo.
Isso porque essa estratégia é um importante potencializador de tráfego na internet. Em outras palavras, o marketing de conteúdo é capaz de levar o seu produto ou serviço a mais pessoas. Além disso, ele também pode ser utilizado para a captação de leads, tornando o relacionamento com esse público possível.
Portanto, ter uma boa estratégia de marketing digital com entrega de conteúdos relevantes nunca está fora de moda, e para 2021 continuará sendo uma grande tendência.
E por falar em conteúdo, os vídeos são uma forte tendência para 2021. Ora, como praticamente todo o mercado de entretenimento acabou se restringindo às telas, não é difícil entender que a produção de conteúdo audiovisual ganhou um grande espaço nos lares dos consumidores.
Os vídeos possuem grande poder de engajamento por parte dos espectadores. Por isso, uma boa estratégia pode entregar conteúdo de qualidade além de gerar melhores resultados para a sua marca.
Por isso, se a sua empresa está na internet, não ignore plataformas como Youtube, Instagram e até mesmo o novato Tik Tok. Existe um grande público que anseia por bons conteúdos nessas redes sociais.
Se a sua empresa está no Brasil você já deve ter ouvido falar na Lei Geral de Proteção de Dados que já está em vigor. O prazo para adequação das empresas é até agosto de 2021 e essa mudança é uma tendência de segurança para este ano.
Confira o nosso artigo sobre a LGPD e saiba mais sobre o nosso serviço se adequação. Basicamente a lei regulamenta a coleta e armazenamento de dados no Brasil para evitar o uso indesejado e até delituoso destes.
Garantir a segurança dos dados e a privacidade dos seus clientes certamente mostrará que a sua empresa é comprometida e confiável. Por isso, não deixe para fazer a adequação na última hora. Ofereça sempre o melhor para seus clientes.
Esta não é uma tendência nova, porém continuará forte em 2021. Isso porque, com hábitos de compra cada vez mais digitais somados a uma enorme concorrência na internet, certamente se destaca quem realmente conhece seu cliente e oferece uma experiência personalizada.
Assim, muito mais do que um simples software que coleta dados, um CRM é parte de uma estratégia que permite identificar as preferências dos clientes e fidelizá-los. Interagir com clientes, se antecipar às necessidades dele e estar sempre pronto para ouvi-lo e resolver seus problemas é um grande diferencial no mundo digital. Portanto se a sua empresa ainda não investe em CRM, e hora de começar a pensar a respeito.
Esta é uma tendência que irá se estender por muitos e muitos anos. Certamente em algum momento navegando na internet todo mundo já foi impactado por um chatbot. O chatbot é um exemplo de inteligência artificial que dispara mensagens automaticamente.
Esse tipo de tecnologia melhora a experiência do usuário em sua página, pois consegue interagir com ele e até resolver problemas mais simples. Existem inclusive exemplos de inteligência artificial que se tornaram parte importante das estratégias digitais de grandes empresas. Por exemplo a Lu, do Magazine Luiza, que se tornou a cara da empresa, e possui inclusive perfis nas redes sociais para interagir com o público.
A Lu é prova de que, com uma boa estratégia de marketing digital, a inteligência artificial é uma tendência que veio para ficar e que melhora muito os resultados das empresas na internet.
Se até hoje a sua empresa não tem boas estratégias de marketing digital, saiba que você está ficando para trás da concorrência. Isso porque os hábitos de consumo na internet mudam muito rápido, assim como as tendências à medida que novas tecnologias vão surgindo.
Por essa razão, torna-se muito difícil para gestores de empresas acompanharem essas mudanças ao mesmo tempo em que precisam cuidar da administração, funcionários, fornecedores e outros.
Então aqui vai uma tendência que nunca sairá da moda: contrate uma agência de marketing digital. Assim você terá os melhores resultados para a sua empresa sem grandes esforços de acompanhar os movimentos do mercado. Fale com nossos especialistas!