As redes sociais sem dúvidas são o melhor canal de interação direta com os consumidores. Além disso, com usuários passando horas e horas navegando nas redes sociais, a chance de se depararem com seu produto torna-se grande quando sua marca utiliza Ads. Mas quanto minha empresa deve investir?
Antes de falar em valores, é necessário traçar uma estratégia com objetivos claros. Isso quer dizer que não basta apenas despender de um montante para impulsionar publicações sem foco algum. Isso seria literalmente dinheiro jogado fora.
Nesse sentido, a estratégia de marketing digital nas redes sociais funciona como uma bússola, que vai guiar a segmentação dos Ads para obter os resultados planejados.
Segundo o CMO Survey 2017, a média de investimento em mídias sociais corresponde a 13% da verba de marketing. E para chegar a um valor saudável de verba de marketing, é necessário levantar qual é o valor do faturamento da sua empresa e observar o histórico e as expectativas de vendas.
Também vale considerar a margem de lucro do produto que pretende impulsionar, por exemplo, para analisar qual foi o lucro obtido em função do investimento.
Um alerta importante principalmente para empresas menores ou que concentram sua comunicação nas redes sociais é que esse orçamento pode ser um percentual maior da verba de marketing. No entanto, é necessário ter um teto de gastos antes de iniciar uma campanha.
No caso do Facebook, fica fácil estabelecer um teto, já que a ferramenta de impulsionamento permite estabelecer o valor antes de rodar a campanha. Para quem tem pouca experiência com Ads, ou mesmo pouco tempo para acompanhar os resultados, o ideal é que se estabeleça um valor diário por um período finito. Isso porque a opção de anúncio vitalício pode se tornar uma armadilha e exceder o orçamento.
Se você costuma buscar informações sobre marketing digital, em algum momento deve ter se deparado com a sigla ROI (Return On Investment). Esse indicador diz respeito à taxa de lucro obtida em detrimento do valor investido para tanto.
Mas como calculá-lo? Veja o exemplo a seguir:
Suponhamos que sua empresa investiu R$500 em uma campanha de Ads pelo Facebook e o seu lucro tenha sido de R$1.000. Isso significa que o retorno desta campanha foi de 100%, ou seja, você recuperou os R$500 investidos e ainda lucrou mais R$500.
Mas é claro que existem outra variáveis que devem ser contabilizadas, como custo de frete, custo de produção do produto, etc. Em outras palavras, desses R$500 que você lucrou, devem ser debitados todos os outros custos, além da verba empregada em Ads, para saber de quanto foi o lucro líquido da campanha.
Como dito no início deste texto, sem uma boa estratégia, com conteúdos relevantes, boa segmentação e objetivos claros, de nada adianta fazer uma campanha de Ads.
Por isso, a melhor opção para quem deseja investir em Facebook Ads com resultados garantidos é investir em uma agência Facebook Partner para cuidar das suas campanhas. A equipe da Linkideia possui esta certificação e poderá trazer grandes resultados para a sua empresa. Clique aqui e obtenha um diagnóstico digital.