Não é novidade para o mercado que a fidelização de clientes é uma grande vantagem para manter os lucros da empresa. No entanto, sabemos que é muito comum empresas focarem todos os seus esforços em novas vendas. A Linkideia vai desmistificar esse assunto para que você saiba o que é melhor para o seu negócio.
Primeiramente é muito importante entender que vender para um cliente novo custa entre 5 e 7 vezes mais do que fidelizar um cliente. E quem diz isso é ninguém menos que Philip Kotler, o pai do marketing.
Para quem ainda não conhece como funciona a jornada de compra do cliente, recomendamos a leitura sobre o tema para entender que existem muitos passos desde a descoberta da sua marca por parte do cliente até chegar ao momento da compra. Essa é a principal razão pela qual o custo de conquistar novos clientes é maior.
Para entender melhor como isso funciona, quando se deseja expandir a carteira de clientes, é necessário que novas pessoas encontrem o seu produto ou serviço. Essa não é uma tarefa tão simples e barata.
Mesmo que a sua empresa não tenha o hábito de investir dinheiro em mídias pagas (Ads), certamente já investiu em estratégias de marketing digital, envios de e-mail, equipe de atendimento, ou mesmo posts em redes sociais. Tudo isso tem um custo para não só atrair, mas conquistar o novo cliente.
Calma! A ideia aqui não é vilanizar as ações de marketing para angariar novos clientes. Elas também são fundamentais para o negócio! Porém, cabe ressaltar que o cliente que já consumiu a sua marca e gostou não precisa passar novamente por todas as etapas da jornada de compra até decidir comprar novamente.
Quando um consumidor compra seu produto ou serviço você já tem informações suficientes para manter um relacionamento com ele. Esse consumidor já enxergou valor em sua marca, então a chance de recompra é muito maior.
Por isso, mantenha sempre contato com clientes da sua marca, seja com estratégias de e-mail ou mesmo redes sociais. Melhore a experiência dele a cada vez que ele comprar de você e ofereça benefícios para clientes fiéis. Essa é uma maneira de você nunca perdê-los de vista.
O Custo por Aquisição de Cliente (CAC) é um importante indicador para o desempenho de suas campanhas. Ele permite visualizar o custo empregado para atrair um cliente e alimentá-lo com informações até que ele realize a compra.
Por isso, além de manter os clientes que já compram de você, a partir do momento em que novas estratégias de marketing são empregadas para adquirir novos clientes, elas devem ser frequentemente monitoradas para garantir que estejam dando o resultado esperado.
O cálculo para averiguar o CAC é muito simples: basta dividir a quantidade de dinheiro investido pelo número de clientes que esse investimento trouxe para a sua empresa. Esse número deve estar o mais próximo possível de sua meta.
Vale lembrar também que de nada adianta investir dinheiro em várias estratégias digitais para adquirir clientes novos se a marca não for capaz de reter os clientes antigos. Seria como encher um balde furado no fundo: ele nunca ficará cheio.
Assim, a conclusão que se tem é que ambas as estratégias são importantes. O equilíbrio entre elas é o que garante que o seu negócio não precisará gastar rios de dinheiro para adquirir clientes novos, já que os clientes fiéis a sua marca, além de continuarem consumindo ainda podem fazer a propaganda mais barata do mundo: o boca a boca.
Para saber mais sobre estratégias de marketing para reter clientes e conseguir novos, entre em contato com a nossa equipe de especialistas!