Um fato curioso sobre o mercado é que mesmo as empresas que vendem produtos hoje são avaliadas não só pela qualidade destes, mas também pelo serviço prestado. Isso se deve ao fato de que, com as frequentes mudanças nos hábitos de consumo, não basta produzir produtos de qualidade. É necessário ter uma equipe de vendas bem preparada para se relacionar com os clientes. Por isso, vamos apresentar 3 vantagens de fazer venda consultiva e como ela pode se tornar um diferencial para o seu negócio.
Antes, porém, de apresentar as vantagens, vamos entender o que é venda consultiva. Esse tipo de venda segue um dos princípios básicos do marketing, que é resolver a dor do consumidor. Assim, os esforços não se concentram apenas em desenvolver bons produtos, mas em acolher o cliente, entender suas dores, mostrar como o seu produto soluciona a vida dele, para só então finalizar a venda.
Para isso, é necessário investir em uma equipe de vendas qualificada. Não basta que os vendedores apenas estejam disponíveis para mostrar seu mix de produtos. É necessário que saibam abordar o cliente, entender suas dores e a partir disso indicar soluções. Mas para isso é primordial que conheçam todas as características dos produtos e serviços que vendem.
Se a sua empresa visa a satisfação total do cliente, investir em estratégias de venda consultiva pode ser uma boa opção para você!
Se você ainda não conhece os benefícios de investir em fidelização de clientes, vamos deixar esta dica de leitura. O fato é que nutrir um bom relacionamento com clientes que já compram da sua marca é uma opção mais barata para aumentar suas receitas. Porém, para isso, é necessário ter uma equipe de vendas disposta a ouvir seus clientes e ajudá-los de maneira que eles sempre saberão onde buscar suporte.
Além disso, se a sua empresa investe em um CRM, o relacionamento com os clientes torna-se ainda mais fácil, pois suas preferências sempre estarão armazenadas. Assim, sua equipe estará sempre bem informada sobre as demandas do cliente para atendê-lo com mais assertividade.
Quem nunca foi a um estabelecimento comercial e foi maltratado pelos funcionários? Infelizmente esse tipo de comportamento ainda existe no mercado. É difícil encontrar alguém que nunca tenha passado por esse tipo de situação.
Por outro lado, quando o cliente tem boas experiências em uma empresa, com certeza sairá satisfeito e irá considerar voltar a fazer negócio. Por essa razão, a venda não pode ser um processo automático. A venda consultiva coloca o cliente no centro da negociação. Afinal, não se trata de vender um produto, mas de atender a uma necessidade. Essa mudança de postura faz toda a diferença para a marca e é claramente percebida pelo cliente.
A partir do momento que você não possui vendedores, mas consultores em seu negócio, os consumidores sabem que encontrarão especialistas com quem podem tirar todas as suas dúvidas e fazer uma compra inteligente.
Nesse sentido, a venda consultiva te torna uma autoridade no assunto, de modo que os clientes te procurarão não apenas para conhecer seus produtos, mas também para tirar dúvidas sobre o seu segmento de atuação. E é claro que cada uma dessas visitas pode ser convertida em mais vendas.
Além disso, sendo uma referência no assunto, seus clientes não terão dúvidas ao indicar a sua consultoria para outras pessoas. Ser reconhecido como autoridade no assunto é um dos maiores diferenciais que seu negócio pode ter.
As vendas consultivas ocupam o meio do funil de vendas. Isso significa que, para que os clientes cheguem até o seu negócio, é necessária uma estratégia de marketing digital para prospecção. Então, enquanto você treina a sua equipe para realizar vendas consultivas, que tal deixar a parte de captação de clientes com a nossa equipe de especialistas? Entre em contato agora mesmo.