Ainda vale a pena investir em Facebook Ads?

Pile of 3D Facebook Logos

Não é de hoje que as atualizações no algoritmo das redes do Facebook são motivo de crescentes reclamações. Isso porque, à medida que o algoritmo vai sendo aprimorado, o alcance orgânico das postagens diminui muito. Mas será que ainda vale a pena investir em Facebook Ads?

Antes de darmos essa resposta, é necessário pontuar algumas informações importantes. Primeiro, o Facebook é uma empresa como qualquer outra, por isso é normal que suas ações visem aumentar seu lucro. Então não convém vilanizar a rede por não entregar, ou por entregar menos o seu conteúdo, afinal ela joga o jogo do mercado.

Outro ponto fundamental para observarmos é, se antes da pandemia de covid-19 as redes sociais do Facebook já eram um fenômeno mundial em número de usuários, imagine agora que praticamente toda empresa se viu obrigada a entrar no mundo digital. Isso quer dizer que, se antes já era difícil sobressair na multidão, agora essa tarefa tornou-se ainda mais difícil.

Preferências do usuário

Todo mundo tem aquele perfil ou página que gosta mais de acompanhar. A comunidade do Facebook é imensa, por isso existem conteúdos para todos os gostos e usuários de todos os tipos. Assim, o algoritmo trabalha para fazer essa ponte entre interesses e conteúdo. O problema começa quando a pessoa não conhece a sua marca. 

Isso porque o alcance orgânico, ou seja, sem mídia paga, acabou ficando em segundo plano para o Facebook. Em outras palavras, para a rede é muito mais interessante que você pague para exibir seu conteúdo para mais pessoas. Assim, mesmo posts com bom engajamento acabam não impactando pessoas que possam ter interesse nestes. 

Investir em Ads ou em bons conteúdos?

Você não precisa escolher entre um e outro. É claro que posts com bons conteúdos, que sejam relevantes para o seu público, muitas vezes fomentam o engajamento, e levam o nome da sua empresa para possíveis novos clientes. Mas é importante lembrar também que há concorrentes investindo fortemente em estratégias de Ads, e não dá para se tornar competitivo apenas com alcance orgânico. 

A boa notícia é que a mídia paga do Facebook é bastante democrática no que diz respeito ao preço: Você insere o valor que pode gastar e a própria ferramenta de impulsionamento te dirá qual será o alcance da sua publicação. Entretanto, não se trata de simplesmente colocar dinheiro, afinal, se o post não for entregue para as pessoas certas de nada adiantará. 

Assim, independentemente de como você irá organizar seus investimentos, a palavra-chave para melhorar o seu alcance é “estratégia”. Sem uma estratégia digital bem definida, investir dinheiro nas redes sociais é como atirar uma flecha de olhos vendados. 

Investir em Facebook Ads ainda vale a pena?

A resposta para essa pergunta é sim, desde que a pessoa saiba o que está fazendo. Ao contrário do que muitos pensam, o algoritmo não é o grande vilão dessa história. Sim, ele reduz o alcance das publicações. Porém, por outro lado, imagine o caos que seria a sua timeline se ele entregasse absolutamente todas as publicações? Provavelmente a rede se tornaria desinteressante, já que em um mundo de conteúdo irrelevante para você talvez você se deparasse com algo que chamaria sua atenção.

Nesse sentido, o algoritmo também é o responsável por fazer com que o seu anúncio atinja as pessoas certas, desde que bem segmentado. Essa é uma maneira de garantir que o seu investimento terá algum retorno. 

NESTE POST DAMOS BONS MOTIVOS PARA INVESTIR EM FACEBOOK ADS 

Então se você pensa em investir em Facebook Ads, saiba que o que vai garantir o sucesso da sua campanha e de fato trazer bons resultados é a capacidade de entender o algoritmo e direcionar seu anúncio para as pessoas certas. 

Por essa razão é primordial contratar uma agência Facebook Partner, com profissionais que receberam esse treinamento da própria empresa para saber posicionar melhor o seu anúncio e fazer o seu investimento valer a pena de verdade. Converse com a nossa equipe!

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