O Growth Marketing, também chamado de marketing de crescimento, é uma metodologia que visa a melhoria de resultados de uma empresa. A proposta parece tentadora, mas logo no início é importante ressaltar que essa estratégia pode não ser a mais adequada para a sua empresa. É claro que todos querem crescer, porém, o Growth Marketing é uma proposta para empresas que focam em inovação.
Provavelmente você já se deparou em algum momento com o termo “Growth Hacking”. O Growth Hacking foca no crescimento rápido. A metodologia propõe soluções criativas por meio da criação de hipóteses, que testa continuamente conteúdos, anúncios e produtos para entender seu mercado. Geralmente o Growth Hacking é mais utilizado para ações de crescimento pontuais, como no caso de lançamentos de novos produtos.
O Growth Marketing, por sua vez, é uma ramificação do Growth Hacking, que foca mais em estratégias e análises e menos em observação e experimentação. Ao contrário do Growth Hacking, ele foca mais em crescimento contínuo das empresas por meio das estratégias de marketing e planejamento estratégico.
Como dito no início deste texto, o Growth Marketing é uma metodologia que funciona melhor para empresas que focam em tecnologia e inovação. Isso porque todas as análises e decisões são tomadas baseadas em análise de dados coletados de clientes e fornecedores. Empresas que preferem investir em marketing offline e que, por tanto, não estão em ambiente digital, não possuem base de dados online. Por isso, não possuem um ponto de partida para a estruturação do Growth Marketing.
Por outro lado, para empresas que possuem site e presença em redes sociais, essa inteligência pode trazer boas estratégias de crescimento para o negócio. As análises de dados fornecem boas pistas sobre o comportamento dos consumidores e permitem identificar boas oportunidades. Assim, a empresa consegue focar suas ações de crescimento nessas oportunidades.
Para implantá-lo em sua empresa, é necessário ter profissionais de marketing que possam identificar essas oportunidades e falhas em sua empresa para traçar a melhor estratégia. A seguir, vamos citar alguns exemplos de estratégias de marketing que podem ser utilizadas pela metodologia Growth Marketing visando o crescimento da empresa:
Portanto, se a sua empresa deseja ter profissionais de marketing cuidando dos seus resultados digitais e garantindo que ela cresça com base em análise de dados, ter uma equipe com conhecimento em Growth Marketing é uma boa escolha! Unir dados obtidos em ambiente digital com estratégias criativas é uma boa receita para estar sempre em destaque. Converse com a nossa equipe para saber mais!