A resposta para esta pergunta é muito simples: Porque equipes que esperam a venda acontecer passivamente não trazem bons resultados. Ora, em um mercado cada dia mais competitivo, é mais que essencial ter uma equipe de vendas que apresente diferenciais ao seu cliente.
É curioso como as empresas preferem muitas vezes investir em infraestrutura e decoração do espaço, fazem um mega site, e esquecem o básico, aquele que está todos os dias em contato com o cliente. O fortalecimento do relacionamento com o cliente se dá no dia a dia, no contato entre pessoas. A experiência dos clientes depende diretamente da equipe de vendas. Por isso, vamos te dar bons motivos para capacitar seus colaboradores.
Nós já falamos aqui no blog da Linkideia sobre as vantagens da venda consultiva. O fato é que um vendedor que seja expert naquilo que vende é visto pelos clientes como referência naquela área. Isso gera status para o seu negócio. A vantagem de ter uma equipe que presta uma consultoria para cada pessoa que entra pela sua porta é que às vezes um simples pedido de informação pode se transformar em uma venda.
Além disso, todos esses clientes que utilizaram os conhecimentos passados pelos seus vendedores certamente falarão bem da sua marca para outros. E é assim que a sua empresa firma sua credibilidade perante o público.
Não é preciso ser um especialista em vendas para saber que um time desunido não vende bem. Em pleno 2021 ainda existem empresas que estimulam comportamentos predatórios entre os vendedores. Essa disputa para ver quem vende mais não é saudável para o seu negócio. Pode trazer algum resultado em curto prazo, mas certamente tornará o ambiente tóxico e você perderá grandes talentos.
O treinamento da equipe serve também para ensinar regras de conduta internas que afastam esse tipo de comportamento. O trabalho colaborativo é sempre a melhor opção para o cliente além de multiplicar o conhecimento na empresa. É importante que os vendedores tenham espaço para trocar experiências do dia a dia e que possam receber um treinamento de como agir em cada uma delas.
Do mesmo modo, o vendedor que pensa que trabalha para encher o bolso do patrão não entrega a mesma qualidade que o vendedor que sabe os objetivos da empresa. Qualquer negócio, por menor que seja, precisa ter uma razão de existir. O desafio é engajar a equipe de vendas nesses objetivos. Isso é alcançado somente com treinamento.
Muitas empresas pensam que o treinamento é um gasto desnecessário. Para elas, não convém gastar dinheiro com um instrutor, encontrar um espaço, fornecer um café. De fato, o treinamento de equipes tem um custo. Mas você já ouviu aquele ditado que diz: É melhor prevenir do que remediar?
Mesmo com todos os custos e logística para um treinamento, esse investimento nem se compara à soma dos prejuízos causados por uma equipe que erra muito e não sabe resolver problemas. A questão é que um cliente custa caro! E uma equipe de vendas que perde clientes para o seu concorrente causa um prejuízo muito maior que o custo de um treinamento.
Sabe aquele dinheiro que você iria gastar trocando a iluminação da sua loja? Deixe a reforma de lado e invista na sua equipe. Não há como ganhar o jogo sem treinar os jogadores, não é mesmo?
E se você ainda tem dúvida sobre o nível de conhecimento dos seus vendedores, faça um diagnóstico de marketing com uma agência especializada. Com ele é possível identificar todas as falhas da sua empresa. Essa é a maior oportunidade de consertá-las para se tornar cada vez mais competitivo no mercado.