Todo empreendedor e diretor de empresa sabe que o marketing é vital para o negócio. Muito além de divulgar produtos e serviços, o marketing é responsável por criar verdadeiras conexões com os consumidores e gerar valor para as marcas. Mas será que vale a pena ter uma equipe interna de marketing digital?
A resposta para essa pergunta depende de uma análise organizacional e do planejamento estratégico da empresa. Para te ajudar nessa tarefa, vamos elencar três aspectos que todo gestor deve observar antes de tomar uma decisão.
Ter uma equipe interna de marketing digital sem dúvidas é bastante oneroso para qualquer empresa. Isso porque, além dos gastos da contratação de mão de obra, sua empresa também precisará arcar com os custos das ferramentas de trabalho e eventuais treinamentos. Esse motivo é forte o suficiente para você considerar contratar uma agência especializada em marketing digital se a sua empresa possui pouco capital disponível para tal investimento.
Além disso, é necessário avaliar qual é o perfil do seu negócio e o que de fato faz a diferença para você. Há gestores que preferem ter uma equipe exclusiva trabalhando apenas para sua marca ao passo que outros podem preferir deixar tudo na mão de especialistas. Então para tomar essa decisão, pense na relação custo-benefício que faz mais sentido para a sua empresa, afinal, uma equipe interna também precisa de supervisão.
Novamente aqui vamos abordar a questão do custo-benefício. Ora, se a sua empresa possui posição de destaque no digital e está consolidada nesse meio, pode ser vantajoso ter uma equipe interna, com menor tempo de execução das ações e maior alinhamento com a marca. Afinal, uma empresa consolidada provavelmente possui pessoal dedicado ao controle e gestão de produção e resultado.
Por outro lado, as empresas que ainda estão em fase de crescimento e expansão da presença digital podem dar um verdadeiro tiro no pé ao contratar uma equipe interna de marketing digital. Isso porque, além da realocação de recursos para tanto, o custo para aquisição de novos clientes acaba se tornando insustentável no longo prazo. Já uma agência de marketing digital possui uma equipe treinada e entrosada para fazer um diagnóstico digital da sua empresa.
Um ponto importante a observar é que, caso você opte por contratar uma agência de marketing digital, ela deve oferecer um serviço bastante personalizado e alinhado com os objetivos da sua empresa. Fuja de agências que oferecem estratégias padronizadas e fórmulas milagrosas de sucesso. Cada empresa possui um perfil único, por isso cada estratégia deve estar de acordo com o DNA da empresa para obter melhores resultados.
Ter uma equipe interna de marketing digital não significa contratar meia dúzia de profissionais e achar que o departamento irá caminhar sozinho. O marketing é um dos poucos departamentos da empresa que deve estar envolvido em absolutamente todos os processos, desde a gestão estratégica até vendas e logística. Nesse sentido, é necessário pensar se a sua demanda é tão grande que precisa de uma equipe interna ou se esses funcionários ficariam ociosos e sem gestores para direcionar o trabalho.
O tempo é uma moeda de troca valiosa no marketing. Se a sua empresa possui gestores que possam dedicar seu tempo a construir estratégias e campanhas junto com a equipe, é hora de contratar. Porém, se a sua empresa não possui alguém que possa dedicar seu tempo às estratégias de marketing digital, é melhor contratar uma agência que te traga soluções.
Toda decisão tem um ônus e um bônus. Há vantagens e desvantagens de ter uma equipe de marketing digital interna. Por isso, pense nos fatores que discutimos e, na dúvida, solicite um orçamento para a nossa equipe de especialistas antes de tomar uma decisão. Sabendo quais são os custos e tudo que a agência oferece, fica mais fácil fazer os cálculos, pesar os fatores e tomar uma decisão consciente.