O Facebook Ads é o sistema de anúncios do Facebook que permite criar campanhas para divulgar a sua empresa e a sua marca. Funciona mais ou menos como um anúncio de jornal, porém é exibido nas mídias sociais. A grande vantagem desse tipo de anúncio é que ele permite que a empresa anunciante segmente o público, ou seja, que o anúncio seja entregue para pessoas que possam ter reais interesses pelo que você vende. Isso faz com que o seu anúncio no Facebook Ads tenha um alvo certeiro, e te permite ter melhores resultados sobre o seu investimento.
Primeiramente, para criar um anúncio no Facebook Ads, é necessário que a sua marca tenha uma conta comercial. Quando estiver logado nela, você deverá acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Essa é a ferramenta que permite que você crie anúncios e acompanhe o desempenho de cada campanha.
Clique no botão +Criar para iniciar o seu anúncio. Em seguida, a ferramenta te dará opções para você escolher o objetivo da sua nova campanha. Esses objetivos variam de acordo com as etapas do funil de vendas. Podem ser mais direcionados ao topo do funil, divulgando sua marca para um grande número de pessoas, ou mais direcionados ao final do funil, focando na conversão de vendas.
Com o objetivo estabelecido é hora de segmentar seu anúncio. E atenção! Esta é a parte mais importante do processo. Isso porque, uma boa segmentação pode trazer resultados excelentes. Porém, uma segmentação equivocada te fará perder dinheiro. Você pode segmentar seu anúncio por diversos critérios como: idade, localização, dados demográficos, interesses etc. Para ajudar a guiar a sua segmentação, é importante ter um público-alvo e uma persona com características bem definidas.
Em seguida você deverá escolher os posicionamentos, que são os locais onde seu anúncio irá aparecer. Se você não possui conhecimento nessa parte, o próprio Facebook possui uma opção de posicionar seu anúncio automaticamente de acordo com o que ele entende que é possível fazer com seu orçamento.
Esta é uma pergunta recorrente entre quem pretende anunciar no Facebook pelas primeiras vezes. Não existe um valor mínimo para investir. Quem determina o orçamento da campanha é quem está veiculando. Assim, você escolherá o orçamento diário, isto é, quanto você está disposto a gastar por dia com aquele anúncio e por quanto tempo ele deverá veicular.
A ferramenta do Gerenciador de Anúncios irá exibir no canto direito o potencial do seu anúncio de acordo com a segmentação e valor investido. Assim, é importante observar, antes de finalizar essa parte, se a estimativa que o Facebook te dá está dentro do esperado, de acordo com a sua estratégia digital.
Por fim, vem a parte gráfica e de conteúdo do anúncio. Uma dica importante aqui é: seja objetivo e chame a atenção! Utilize boas imagens, com boa produção gráfica e dentro das medidas exibidas pela rede social. Também pense em um texto objetivo, vendedor, e que seja atrativo para o público. Vale utilizar gatilhos mentais para isso! Busque criar identidade com o seu público, foque na solução do problema, e não no produto.
Não se esqueça de criar uma chamada para ação, que será um botão localizado em seu anúncio. É através dela que a pessoa poderá tomar alguma ação ao ver seu anúncio, como entrar em contato com a empresa, visitar seu site, etc.
Depois disso é só finalizar o anúncio e aguardar o tempo de aprovação do Facebook. Uma vez aprovado, o anúncio será veiculado automaticamente. Então é só acompanhar seus resultados.
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