Uma das estratégias mais antigas de marketing digital é o e-mail marketing. Mas antes de te apresentar 3 bons motivos para utilizá-lo, é importante conhecer a sua funcionalidade e para qual momento do seu relacionamento com o cliente ele serve. Então vamos explicar mais sobre essa estratégia valiosa!
O e-mail marketing é um canal de comunicação digital com o seu cliente. Ele pode ser utilizado para a promoção de produtos ou serviços, ou mesmo para nutrir um relacionamento e alimentar o seu cliente com conteúdos sobre a sua empresa e sua marca. Vale lembrar que esses conteúdos devem ser realmente relevantes para a vida dele!
Tecnicamente falando, o e-mail marketing é uma ferramenta de marketing que permite maior proximidade do cliente, já que ele é bem direcionado e personalizado. Quando disparado por alguma plataforma de marketing digital, como RD Station ou Hubspot, o sistema de envio permite mensurar resultados de cada envio, para que você melhore cada vez mais suas ações.
Se a sua empresa não possui tanto dinheiro para investir em uma ferramenta de automação de envios, ainda assim você pode implementar essa estratégia de marketing em sua empresa. Para isso, basta criar uma lista com os e-mails dos seus clientes. Sempre que tiver alguma novidade ou quiser interagir com eles a respeito do que você vende, basta criar um texto bem legal e disparar para todos os contatos da sua lista. Essa é uma maneira de nunca perder o cliente de vista e até mesmo recuperar aqueles clientes que há muito tempo não aparecem.
É claro que, para quem pretende investir dinheiro nisso, as possibilidades são maiores. Por exemplo, você pode ter um profissional para desenvolver um conteúdo interessante ou mesmo criar uma arte bem chamativa para enviar para os clientes. Mas é importante ressaltar que você ainda pode implementar essa estratégia sem ter esse custo. E mesmo com toda a simplicidade de um e-mail gratuito, ainda é possível obter resultados interessantes.
Um e-mail é muito mais direcionado que um conteúdo em uma rede social, por exemplo. Isso porque, um post, ou mesmo um anúncio, percorrem um caminho maior e mais complexo para chegar aos olhos do seu cliente. Por outro lado, o e-mail está alí na caixa do seu cliente, a apenas 1 clique de distância. É muito mais fácil ser visto com essa estratégia.
Além disso, a sua comunicação pode ser tão personalizada a ponto de oferecer um desconto de aniversário, ou mesmo avisar quando um produto do interesse dele entrou em promoção. Isso com certeza chamará a atenção do seu cliente e poderá melhorar suas vendas.
Algumas estratégias orgânicas, como produção de conteúdo em blog ou em redes sociais, às vezes precisam de uma mãozinha para terem maior visibilidade e engajamento. Isso porque seu cliente muitas vezes não acessa seu site com frequência, e sabemos que o algoritmo das redes sociais entrega cada vez menos conteúdo.
Sendo assim, o e-mail marketing também é uma importante ferramenta para fomentar a interação do cliente com suas postagens e para avisar sobre novos conteúdos, eventos e lançamentos em seu site. Dessa maneira forma-se uma cadeia de informação, e o consumidor sempre estará de alguma maneira envolvido com a sua marca.
Definitivamente não! O e-mail ainda é fundamental como canal de retenção ou reativação de leads. Em outras palavras, é uma peça-chave nas etapas finais do funil de vendas. Se a sua empresa ainda não utiliza essa estratégia, é hora de repensar o seu planejamento de marketing para encaixá-la da melhor forma em sua realidade. Para isso, consulte os profissionais da nossa equipe de marketing digital.