Antes de começarmos a falar sobre SEO, é importante deixar claro que essa estratégia precisa de bastante conhecimento técnico para ser bem executada. Portanto, se você quer realmente investir em SEO para melhorar seus resultados, o recomendado é buscar ajuda profissional. Por outro lado, este guia básico é para te auxiliar a entender um pouco mais sobre o que é e como funciona o SEO e para que você dê os primeiros passos para implementar essa estratégia.
A sigla SEO vem da expressão Search Engine Optimization, que traduzida significa Otimização para Motores de Busca. E qual é o principal motor de busca utilizado pelo mundo todo? Isso mesmo, o Google. Então para explicar melhor, o SEO é composto por técnicas que auxiliam o Google a encontrar o seu site quando alguma palavra–chave é pesquisada pelos usuários da internet.
Falando assim parece muito simples, não é mesmo? Ora, se o buscador trabalha com palavras-chave, basta encher meu texto com elas e meu site ficará em primeiro lugar na busca, certo? Errado! E esse é um dos principais erros cometidos por quem não tem um bom conhecimento das técnicas de SEO.
De maneira simples, imagine a quantidade extensa de sites buscando visibilidade na internet. O Google é o maior canal por onde esses sites podem ser encontrados. Então é como se um mundo de sites passasse por um conta-gotas, e apenas os mais relevantes alcançassem seu objetivo. E quem pode colocar seu site nesse seleto grupo que aparece nas primeiras páginas do Google? Isso mesmo, uma boa estratégia de SEO.
Primeiro tenha em mente que o SEO trabalha de maneiras diferentes para diferentes nichos. Isso quer dizer que há nichos que são dominados por grandes corporações, como por exemplo o varejo, há também nichos que estão saturados de conteúdos e nessa hora é preciso buscar a diferenciação. Por outro lado, há nichos que não são tão explorados em ambientes on-line, e para esses casos a estratégia de SEO pode ser ainda mais eficiente.
Então, antes mesmo de iniciar uma pesquisa de palavras-chave, procure conhecer melhor o seu segmento e saber quem são seus concorrentes mais bem ranqueados na busca Google. Isso é fundamental para se diferenciar deles.
Essas dicas simples são uma boa porta de entrada para iniciar uma estratégia de SEO, mas será muito difícil manter seu site no topo da busca somente com essas práticas básicas. Para quem deseja realmente ter um site competitivo, o ideal é ter profissionais com conhecimento técnico em SEO para cuidar da sua produção de conteúdo. Por isso, faça um orçamento com a nossa equipe e tenha a certeza dos melhores resultados para o seu site.