Alguns erros cometidos no Instagram podem prejudicar uma boa estratégia digital e horas de dedicação. Isso porque o algoritmo do Instagram entrega os posts mais relevantes de acordo com as preferências do usuário, mas pode exibir cada vez menos conteúdos de páginas que não estejam de acordo com suas políticas ou mesmo que estejam cometendo falhas na hora de postar. Então, se a sua empresa utiliza o Instagram, fique atento a esses 5 erros mais comuns e evite que seu conteúdo caia no esquecimento.
O Instagram nasceu como uma rede social destinada ao compartilhamento de imagens. Assim, não é preciso estudar muito para saber que as melhores imagens têm muito mais chances de chegar ao público.
Outro ponto importante é que nos últimos anos o Instagram vem cada vez mais se firmando como uma rede social cujo algoritmo dá preferência para materiais em vídeo. Nesse sentido, a mesma lógica pode ser aplicada: Vídeos com melhor qualidade audiovisual sempre caem na preferência do algoritmo. E sim, ele consegue identificar a qualidade do material! Então tenha sempre profissionais que possam te auxiliar na parte gráfica que irá compor seus conteúdos das redes sociais.
Igualmente importante à atenção dada ao material visual é a atenção ao conteúdo que você produz. O maior desafio das redes sociais sem dúvidas é engajar seguidores. Para isso, o conteúdo pode ser seu melhor aliado ou seu pior inimigo.
Procure conhecer os seus seguidores e saber pelo que eles se interessam quando acessam as redes sociais. Lembre-se que o Instagram não deve servir como uma vitrine virtual. É necessário produzir conteúdos interessantes sobre o que você vende, falar sobre soluções, gerar entretenimento e observar o que funciona melhor com o seu público. Uma boa dica é investir em um profissional de mídias sociais que poderá fazer todo o planejamento, programação e acompanhamento de métricas.
Alerta máximo: Nunca compre seguidores! Esse sem dúvida é o pior de todos os erros que você pode cometer no Instagram e vamos te explicar por quê. Primeiramente, o número de seguidores não diz absolutamente nada a respeito do seu negócio e é totalmente irrelevante para os seus resultados. É preferível ter uma página com 100 seguidores engajados e que comprem de você a ter uma página de 10 mil seguidores sem uma única interação.
Além disso, a maioria dessas contas de seguidores comprados são contas “fake”, sem autenticação, que podem ser excluídas do banco de contas do Instagram a qualquer momento, fazendo você perder muito dinheiro. O algoritmo do Instagram também é capaz de detectar esse tipo de prática e colocar a sua conta em “shadowban”, prejudicando e muito a entrega dos seus conteúdos para os seus seguidores. Definitivamente um péssimo negócio.
É muito comum que os clientes busquem mais informações em sua bio. Porém, o espaço disponível para a descrição do seu negócio na bio é limitado. Então a sugestão é utilizar bem o recurso, com frases mais chamativas e curtas. Além disso, vale a pena utilizar um agregador de links, como o LinkTree para adicionar todos os seus contatos de forma prática e com acesso rápido. Você também pode fixar alguns stories que falem sobre seu negócio nos destaques, de maneira organizada, pois isso ajuda muito o cliente a te conhecer melhor.
Se você tem pessoas que demonstram interesse pelo que você posta, por que ignorá-las? Esse é um baita erro no Instagram! Pensar a rede social como uma via de duas mãos é a melhor maneira de fazer dela um importante canal de comunicação entre empresa e público. Então interaja com seus seguidores engajados! Valorize-os! Desse relacionamento podem sair boas vendas e até indicações.
Agora que você já conhece os principais erros no Instagram, tome cuidado para não cometê-los. E lembre-se que se precisar de uma equipe de especialistas para cuidar das suas redes sociais e trazer os melhores resultados é só falar com a nossa equipe!