Com o consumo de conteúdos em vídeo cada vez mais em alta, iniciar um canal no YouTube, a principal plataforma de vídeos on-line, é, sem dúvidas, uma grande vantagem competitiva. A produção de conteúdos para o YouTube tem grandes vantagens, como personificar a sua empresa, construir um relacionamento com seus clientes, agregar mais valor ao que você vende, além de ter um bom alcance em suas divulgações.
Por isso, se você pretende iniciar um canal para melhorar suas estratégias de marketing digital, conte com as nossas dicas deste guia prático.
Antes de criar um canal, é importante se reunir com a sua equipe para verificar quais são as demandas dos clientes, quais temas são recorrentes, que tipo de conteúdo seu público gosta de consumir. Esses insights são importantes para elucidar o melhor caminho a seguir. A partir dessas informações é possível saber se pretende investir em vídeos mais longos ou mais curtos, se terá material humano ou apenas animações gráficas e qual o tipo de conteúdo que será oferecido.
Quando tiver um esboço do que irá oferecer, também é possível designar funções para a equipe de marketing, ou seja, quem será responsável pelas edições, quem irá gravar os vídeos, qual será a frequência de postagem etc.
Para criar o seu canal é necessário ter uma conta Google. Recomendamos que não crie o canal em uma conta pessoal, e sim em uma conta da empresa, assim terceiros poderão alimentá-lo. Então basta acessar o site do YouTube, fazer o login e clicar em “adicionar conta”.
Em seguida, selecione a opção “para gerir meu negócio” e preencha com todos os dados necessários. Ao criar o canal, a plataforma dará as opções de nomes disponíveis. Escolha o nome da sua marca ou algo bem próximo dele, para que fique fácil para seus clientes encontrarem seu canal.
Agora é hora de deixar o seu canal com a cara da sua empresa. Para isso, insira uma foto de perfil e de capa, insira descrições e preencha tudo que puder para que seu canal seja encontrado mais facilmente.
A partir daí é só iniciar o envio dos seus vídeos! Uma boa dica é sempre procurar explorar os títulos com boas palavras-chave e até gatilhos mentais. Também não se esqueça de adicionar seus contatos nas descrições dos vídeos.
O próprio YouTube disponibiliza uma ferramenta de análises para que você acompanhe o crescimento do canal. Para isso, é necessário que crie um controle e estabeleça uma periodicidade para acompanhar esses dados, bem como averiguar o que funciona melhor para o seu público em termos de audiência.
Para ter sucesso em seu canal do YouTube é sempre importante investir em vídeos com boa qualidade audiovisual. Também aposte em boas legendas e incentive o engajamento nos vídeos, pedindo curtidas, comentários e inscrições no canal.
Outra boa dica é investir em lives para melhorar o engajamento e interagir com seu público em tempo real. Essa é uma boa maneira de melhorar inclusive o relacionamento com os clientes. Por outro lado, para os conteúdos que não serão ao vivo, o ideal é que o vídeo seja capaz de prender a atenção dos espectadores nos primeiros segundos. Então não deixe para entregar o melhor conteúdo ao final do vídeo, pois pode desestimular a audiência.
Para obter os melhores resultados que o YouTube pode oferecer, o ideal é contar com uma equipe profissional de marketing digital para ter uma estratégia compatível com as possibilidades da sua empresa e para oferecer conteúdos realmente relevantes para o seu público. Entre em contato conosco para saber mais!