Em 2021, anunciamos aqui, no Blog da Link, a mudança do Facebook para Meta. Nessa nova fase do Facebook, a ideia é criar um metaverso onde as pessoas possam interagir e criar relacionamentos a partir da tecnologia. Se você investe em Ads no Facebook, deve estar curioso para saber como esse metaverso impacta suas vendas e como tirar proveito dele para obter melhores resultados. Então acompanhe nossas dicas!
O metaverso é o nome usado para designar uma realidade virtual e/ou aumentada, que pode ser associada por meio de dispositivos eletrônicos conectados à internet. A ideia é que as pessoas tenham uma vida em um mundo completamente virtual, interagindo, fazendo compras e vivendo como quiserem.
Nesse sentido, não é difícil imaginar que a comunicação, o consumo e o entretenimento vão continuar existindo nesse ambiente virtual. E é aí que o marketing digital funciona como uma porta de entrada para empresas que queiram posicionar sua marca também no metaverso.
Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas ao metaverso. A indústria do entretenimento já tem tido algumas experiências de fazer grandes lançamentos em ambientes virtuais. Especialmente depois da pandemia, reunir fãs em tempo real, em um show virtual, tornou-se uma prática bastante comum. No metaverso, essa é uma tendência.
Outra estratégia que nunca cai em desuso quando falamos de ambientes on-line é a produção de conteúdo. Isso porque esse tipo de informação está sempre sendo consumido na internet. Por essa razão, quem já possui essa estratégia bem definida poderá adaptá-la para o metaverso num futuro não tão distante, e continuar entregando valor para seu público.
Do mesmo modo, o metaverso veio para reinventar a forma como trabalhamos. Com a popularização do trabalho remoto no cenário pós-pandemia, o metaverso vem para agregar uma maneira mais interativa de trabalho, na qual os avatares poderão se encontrar em salas de reuniões e desenvolver trabalhos como se estivessem se encontrando pessoalmente.
Com toda essa evolução do universo digital, o metaverso traz uma proposta de que no futuro todas as experiências serão virtuais, ou pelo menos passarão pelo digital em algum momento. Consequentemente, grande parte do que for consumido no metaverso será monetizado, e isso impacta suas vendas. A diferença é que hoje o comércio utiliza a internet para vender produtos reais, e no metaverso esses produtos serão também virtuais. Os NFTs já são uma realidade que prova que esse tipo de produto vai ser cada vez mais comercializado nos próximos anos.
O grande impasse até o momento é que o metaverso ainda é um projeto que encontra diversas barreiras para conseguir sair do papel. Por essa razão, ele ainda não existe, embora grandes empresas como o Facebook estejam investindo para torná-lo real. Nesse sentido, é importante conhecer a proposta trazida pelo metaverso e acompanhar todas as mudanças que ele se propõe a causar em nossa sociedade. Manter-se informado sobre a evolução do metaverso é a melhor maneira de não ser pego de surpresa quando ele se tornar uma realidade. E todos sabemos que a tecnologia evolui muito rapidamente!
Acompanhe nossas redes sociais e fique sempre por dentro de todas as novidades que surgem nos ambientes virtuais e como isso impacta sua empresa e sua marca.