Nós já provamos aqui, no Blog da Link, que manter um blog atualizado com conteúdos relevantes é uma importante estratégia de marketing digital. Porém existem técnicas para produzir bons conteúdos para blog, e é sobre isso que iremos falar hoje.
Esta é a primeira e mais importante etapa da produção de conteúdos para blog. Isso porque, antes de sair escrevendo sobre qualquer coisa, é necessário fazer uma pesquisa e entender qual é a demanda do seu público. Nesse sentido, uma boa dica é produzir textos que respondam dúvidas frequentes dos seus clientes, por exemplo.
O blog também pode ser usado para dar mais detalhes sobre lançamentos da sua marca e até mesmo para abordar assuntos relacionados ao seu segmento de atuação. Por isso, consulte a sua equipe de vendas e de marketing para descobrir que tipo de conteúdo seu cliente costuma consumir na internet.
Para que o seu conteúdo cumpra sua função dentro da estratégia de marketing digital é necessário, sobretudo, que seja encontrado na busca Google pelo seu público. E a melhor maneira de fazer isso é utilizando as palavras-chave corretas. Então, uma vez selecionado o tema, busque em ferramentas como o Google Trends quais são as palavras-chave utilizadas na busca para o que você pretende discorrer. Faça uma lista delas e lembre-se de rechear seu conteúdo para o blog com elas. E lembre-se, se seu site não for encontrado na busca Google, talvez seja a hora de contratar uma equipe de marketing digital para cuidar do SEO do seu site.
Um bom conteúdo para blog é capaz de prender a atenção do leitor logo nas primeiras linhas. Até porque, caso seu texto não faça isso, muito provavelmente não será lido até o final. Então faça um esboço do que irá abordar e como irá abordar determinado assunto.
Uma dica muito importante é buscar ser o mais objetivo possível e manter o foco. Se perceber que o tema escolhido dá margem para um conteúdo muito extenso e pouco aprofundado, talvez seja melhor revê-lo. Lembre-se, em um ambiente concorrido como a internet, você tem poucas chances de conquistas a atenção do cliente. Então capriche!
Já ouviu esta máxima? Ao produzir um conteúdo bom para blog, menos é mais! Isso quer dizer que você não precisa produzir conteúdos super extensos e detalhados para conquistar o seu cliente. Bons conteúdos são objetivos, escritos em uma linguagem simples e fácil de entender.
Outra dica importante é que todo conteúdo precisa sair de um ponto e terminar em outro, isto é, ter uma introdução clara e saber onde quer chegar na conclusão. A partir disso, o meio do texto é apenas o caminho. Tenha coerência e clareza ao expressar suas ideias. Um texto simples é capaz de conquistar um grande público, pense nisso!
Os bons textos para blogs são rastreáveis. Isso quer dizer que em um ambiente dinâmico como a internet, o conteúdo que é desenvolvido em blocos, estruturado entre intertítulos, é mais fácil de ser lido. Além disso, caso o leitor precise de uma informação rapidamente, só de passar os olhos consegue extrair do texto a informação necessária sem precisar gastar algumas dezenas de minutos lendo. Assim, leve em consideração que a escrita para blog tem uma forma única, bem diferente da escrita acadêmica, por exemplo.
Gostou deste conteúdo? Então acompanhe a Linkideia nas redes sociais e compartilhe com a sua equipe!